Núcleo de Tecnologia Municipal promove formatura

18/08/2015 16:16:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Núcleo de Tecnologia Municipal realiza cursos voltados para tecnologia

Integrantes do programa Nova Vida estão participando do curso “Informática Básica com ênfase em Novas Tecnologias”. A programação periódica, que acontece até o dia 14 de dezembro, é ministrada por meio da parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e de Educação. Durante o curso, que tem duração de 40 horas, os alunos têm acesso a temas como introdução às novas tecnologias, ambiente virtual de aprendizagem, redes sociais, segurança na internet, montagem de página e ferramentas de produtividade.

A programação, que acontece semestralmente, é alvo de aprovação da coordenação do programa Nova Vida. Nesta segunda-feira (17), 30 participantes do programa “Nova Vida” participaram da formatura do módulo do primeiro semestre. O curso tem a finalidade de proporcionar formação específica referente às novas ferramentas tecnológicas e reforço para o mercado de trabalho.

Participaram da solenidade de entrega de certificados a subsecretária Administrativa, Bianca Kersbaumer, que representou o secretário de Educação,Guto Garcia; a coordenadora do Programa Nova Vida, Elise Borges de Oliveira, que representou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Josefa Sampaio; a pedagoga do programa, Solange Aguiar; a psicóloga Dayane Cruz; a representante da subsecretaria de Ensino Fundamental, Shirley Barbosa e a equipe de tutores do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM).

Segundo o coordenador do NTM, Alex Bogado, o módulo proporciona formação específica referente às novas ferramentas tecnológicas e reforço para o mercado de trabalho. “Este curso tem uma característica especial. Conseguimos trabalhar com a comunidade escolar, promover formação continuada e elaborar outros materiais. Só tenho a agradecer o empenho de toda equipe”, disse. Entre os formandos estavam os alunos participantes do “Nova Vida”, Andrezza Cabo da Silva e Peter França, ambos de 16 anos. “Gostamos muito do curso. Aprendemos bastante. Quero trabalhar nesta área de informática quando concluir meus estudos”, contou.

Nova Vida - O “Nova Vida” atende 144 jovens na faixa de 14 e 17 anos e 11 meses, que apresentam renda familiar de até três salários mínimos. Para frequentar o programa, devem comprovar que estudam e contam com bom desempenho escolar. Eles também participam de capacitações com instituições por meio de parceria estadual e municipal. Durante as formações eles aprendem noções e técnicas básicas de informática, português, matemática e atendimento ao público. Os integrantes do programa recebem meio salário mínimo para atuar no horário divergente ao de aula em atividades nas secretarias operacionais da prefeitura e em outras instituições como Fórum de Macaé, Infraero e órgãos estaduais e federais.

Outra formatura - Além da formatura do “Nova Vida”, também foi realizada nesta segunda-feira a entrega de certificados do curso “Montando Ambientes de Aprendizagem: Moodle”, que foi ministrado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)- polo Macaé. Quinze educadores que atuam em laboratórios de informática das escolas municipais receberam certificados.

Satisfeitos, os professores de laboratórios participantes, Jane Fernandes e Andrea Alves afirmaram que aprenderam bastante com o curso.“Todos os conhecimentos que recebemos no módulo já estão sendo colocados em prática no laboratório de informática da unidade Carolina Curvello Benjamim, em que trabalho. Este curso vai reforçar nossa atividade pedagógica”, disse a professora Andrea.