O Brasil de Portinari: a arte enriquecendo a cultura

24/03/2010 15:58:09 - Jornalista: Eloisa Seady

Foto: Bruno Campos

A mostra estará aberta ao público até o dia 1º de abril

A Galeria de Arte Hindemburgo Olive, situada no térreo da Fundação Macaé de Cultura está abrigando a exposição “O Brasil de Portinari” que consta de 25 réplicas digitalizadas de gravuras do maior gênio das artes plásticas brasileira. A mostra estará aberta ao público até o dia 1º de abril, das 9h às 17 h.

Patrocinado pela Petrobras o projeto Bauzinho de Portinari contemplou apenas cinco municípios da Bacia de Campos, além de Macaé: Armação dos Búzios, Campos dos Goytacazes, Barra de São João e Cabo Frio. A coordenadora do Núcleo de Arte, Educação e Inclusão Social do Projeto Portinari, Suely Avellar, ressalta que este projeto é direcionado a professores e agentes culturais da rede pública, já que inclui seminários e um “bauzinho” contendo: miniaturas da mostra, o livro “O Menino do Engenho”, de José Lins do Rêgo, o caderno “Linha do Tempo”, que faz um paralelo muito interessante desde o nascimento de Cândido Portinari com a história do Brasil e do mundo, um CD-ROM “Viagem ao Mundo de Candinho” e o livro do professor.

A presidente da Fundação Macaé de Cultura e secretária de Cultura, Sheila Polly, comenta o teor do projeto oferecido pela Petrobras, dando aos macaenses a oportunidade de poder ver e conhecer mais profundamente o talento do artista que encantou o mundo com a sua habilidade. “É uma oportunidade ímpar não só para os educadores e agentes culturais, mas para a população como um todo, principalmente para as crianças. Estamos muito felizes em poder apoiar esta parceria e todas as que vierem agregar mais informação e arte para a comunidade”.

Na abertura da exposição, estiveram presentes o gerente de Comunicação e Segurança da Informação da Unidade de Negócios Bacia de Campos, Lincoln Weinhardt, a vice-presidente da Fundação, Ana Cristina Cabral, o subsecretário de Trânsito, Paulo Seady, o arquiteto Marcelo Machado, o coordenador de Cinema, Alexandre Chaloub, a procuradora Vanessa Cruz, o curador da galeria, Jorginho de Paula, além de representantes da classe artística e sociedade macaense.