O sonho continua vivo para o Macaé

28/03/2010 20:11:10 - Jornalista: Tiago Ferreira

Foto: Rui Porto Filho

Raphael Aguiar (E) festeja o seu gol, o do empate do Macaé na partida

Em uma partida de arbitragem confusa, o Macaé Esporte arrancou um empate em 2 a 2 com o Duque de Caxias neste domingo (28), no Estádio Godofredo Cruz, em Campos. André Gomes e Raphael Aguiar marcaram para o Alvianil, enquanto Maurinho e Marlon descontaram para o Tricolor da Baixada.

O destaque negativo ficou por conta do árbitro Maurício Machado Coelho Júnior, que anulou gol legítimo e deixou de marcar um pênalti claro a favor do Macaé Esporte. Ele ainda inverteu várias faltas e deveria ter sido mais rigoroso com os jogadores do Duque de Caxias na aplicação dos cartões amarelos.

Com o empate, o Macaé chegou aos 10 pontos no Grupo B e assegurou vaga nas semifinais da Taça João Ellis Filho. Porém, a equipe ainda sonha em ser semifinalista da Taça Rio. Já o Duque de Caxias, com a mesma pontuação no Grupo A, só pode chegar a João Ellis. Só que o objetivo maior do clube é escapar do rebaixamento.

O jogo

Macaé Esporte e Duque de Caxias entraram em campo com objetivos distintos. Enquanto o Alvianil Praiano buscava uma vaga nas semifinais da Taça Rio, o Tricolor da Baixada lutava para se afastar da zona de rebaixamento. E quem assustou primeiro foi o Duque de Caxias, logo aos 2min. Após cruzamento do ala Fábio, pela esquerda, o zagueiro Tinoco cabeceou com perigo.

Depois disso, o Macaé passou a controlar as ações ofensivas e chegou ao gol aos 16min. Bill cruzou da esquerda, Anderson cabeceou e, no rebote do goleiro Getúlio Vargas, André Gomes chutou forte para marcar. É o oitavo gol do volante, artilheiro isolado do time neste Carioca. Com o gol, os caxienses acordaram e mandaram uma bola no travessão, aos 24min, com Dudu.

Jogando nos erros do adversário, o Macaé quase ampliou aos 27min. Fernandão fez grande jogada pela esquerda, invadiu a área, deixou o zagueiro Marlon no chão, mas arrematou sobre o gol. E, como quem não faz leva, o Duque de Caxias chegou ao empate aos 36min. O ala Fábio cruzou da esquerda e o experiente Maurinho pegou de primeira para fazer um belo gol: 1 a 1.

Os visitantes ensaiaram uma pressão, mas quase sofreram o segundo gol aos 40min. Gedeil, de fora da área, acertou um balaço para grande defesa do Getúlio Vargas. No rebote, o camisa um caxiense voltou a fazer belíssima defesa, no arremate do atacante Anderson. O goleiro do Duque de Caxias se destacou ainda em outros dois lances antes do final da primeira etapa.

Aos 46min, o volante Marciel arriscou de fora da área e Getúlio Vargas colocou para córner. No mesmo lance, a bola também bateu no travessão. Dois minutos depois, no último ataque do primeiro tempo, o volante André Gomes cobrou falta da esquerda da grande área e o goleiro mandou a bola para escanteio. E as duas equipes foram para o vestiário com o placar igual.

A etapa final começou como terminou a primeira. Logo no primeiro minuto, o goleiro Getúlio Vargas fez grande defesa no chute de Fernandão, que completou cruzamento de Norton pela esquerda. Mas, aos 4min, o Duque de Caxias chegou ao gol em um lance originado em erro da arbitragem, que inventou uma falta do Fernandão no lateral-direito Dudu. E, na cobrança do Maurinho, o zagueiro Tinoco marcou de cabeça, colocando os visitantes em vantagem.

Aos 12min, o Macaé ficou com um a menos, novamente em um erro do árbitro. Fred fez falta para cartão amarelo em Fábio e recebeu o vermelho direto. E, mesmo inferiorizado, o Alvianil teve mais posse de bola e o Duque de Caxias passou a jogar nos contra-ataques. Aos 27min, o Macaé chegou ao gol com Norton e o assistente dois, Daniel do Espírito Santo Parro, anulou, marcando impedimento erradamente.

Aos 28min, o Alvianil quase empatou. Após cobrança de falta de André Gomes, pela direita, o atacante Laio subiu sozinho na área e o goleiro Getúlio Vargas fez grande intervenção. O time de Caxias voltou a assustar aos 35min em chute de Marquinho, da entrada da área. Jefferson apareceu bem. O camisa um do Macaé brilhou no ataque seguinte, salvando o time em chute à queima roupa do atacante Jhon.

Aos 40min, o zagueiro Tinoco agarrou o atacante Fernandão de forma acintosa na grande área e o árbitro, em tarde desastrosa, não marcou a penalidade a favor do Macaé. Mas, aos 46min, não teve jeito. Laio fez boa jogada pela direita, foi à linha de fundo e cruzou na medida para o Raphael Aguiar marcar o gol de empate, que coloca o Macaé Esporte na briga por uma vaga nas semifinais da Taça Rio. Foi o primeiro gol do atacante com a camisa alvianil.

FICHA TÉCNICA
MACAÉ ESPORTE 2 X 2 DUQUE DE CAXIAS
Data/Hora: 28/03/2010 – 16h
Local: Estádio Godofredo Cruz (Campos)
Árbitro: Maurício Machado Coelho Júnior
Auxiliares: Eduardo de Souza Couto e Daniel do Espírito Santo Parro
Cartões amarelos: André Gomes, Norton e Fernandão (MAC); Leandro Teixeira, Maurinho e Faioli (CAX)
Cartão vermelho: Fred (MAC)
>> Macaé Esporte: Jefferson; Fred, Otávio, André e Bill (Ramon, 27’2°T); Gedeil, Marciel, André Gomes e Norton (Raphael Aguiar, 33’2°T); Anderson (Laio, 26’2°T) e Fernandão. Técnico: Dário Lourenço.
>> Duque de Caxias: Getúlio Vargas; Dudu, Marlon, Tinoco e Fábio (Marquinho, 29’2°T); Mayaro, Leandro Teixeira, Maurinho e Júnior; Marcelo e Faioli (Jhon, 24’2°T; depois Juninho, 46’2°T). Técnico: Álvaro Miranda.