Obras aceleradas na Cidade Universitária

20/08/2009 15:46:11 - Jornalista: Douglas Fernandes e Clinton Davisson

Foto: Kaná Manhães

Novos laboratórios da Cidade Universitária vão atender aos cursos da área biomedica

A Cidade Universitária de Macaé continua crescendo em ritmo acelerado. Nesta quinta-feira (20) começaram a ser montados os laboratórios dos cursos de Química e Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ). As instalações atenderão provisoriamente ás graduações até a conclusão da construção dos dois novos prédios do complexo, previstos para iniciarem ainda este ano.

Os laboratórios também serão utilizados para os cursos de Medicina, Enfermagem e Obstetrícia, Nutrição e Biologia. A obra ficará situada ao lado do complexo e contará ainda com cinco salas de aula, sala de professores e uma secretaria. A entrega da obra concluída está marcada para 14 de setembro.

Já o prédio onde ficarão os laboratórios de Química e Física está sendo construído na entrada da Cidade Universitária, e tem previsão de entrega para o mês de outubro. Segundo o coordenador administrativo da UFRJ, Paulo Roberto Pereira dos Santos, além de laboratório, a obra terá nove salas de aula.

Juntamente com os laboratórios, está sendo construído um pórtico visando a segurança de todo o local. A obra está orçada em R$ 895.685,00 e faz parte da parceria do município com a UFRJ e a Fundação Educacional de Macaé (Funemac). “Os laboratórios servirão aos alunos de todos os cursos existentes, tornando possível centralizar todas as atividades que antes eram realizadas fora do Campus universitário”, afirmou o vice-presidente da Funemac, Joelson Tavares.

Coordenadores e representantes dos institutos dos cursos sediados em Macaé estão acompanhando todo o processo de construção juntamente com a equipe da Funemac e Secretaria Municipal de Educação.

Os cursos de Medicina, Enfermagem e Obstetrícia e Nutrição são as novas graduações oferecidas pela Cidade Universitária de Macaé. Cada turma é formada por 30 alunos que desde o primeiro semestre já realizam atividades em seus laboratórios. Com o funcionamento dos laboratórios dos cursos da UFRJ, a expectativa é que o município se transforme em um pólo de pesquisa da área biomédica.

Segundo a secretária de Educação e vice-prefeita do município, Marilena Garcia, as obras cumprem as metas estabelecidas no convênio entre a Prefeitura e a UFRJ. “Este é o início de um projeto que tem tudo para ser histórico e único na interiorização da UFRJ, com o desenvolvimento dos cursos de graduação em busca do desenvolvimento de todo município e região”, disse.

Em julho, a prefeitura e a UFRJ firmaram mais um convênio por meio da sessão do espaço do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) para a universidade. A parceria visa destinar espaços para laboratórios de pesquisa e para o gabinete dos professores. A novidade, é que neste segundo semestre os professores e alunos dos cursos ministrados na Cidade Universitária pela UFRJ, já vão poder utilizar o espaço no IMMT.

Hoje, a UFRJ conta com cerca de 100 professores atuando em parceria com a Secretaria de Educação, na Cidade Universitária.A proposta do Instituto é estabelecer e executar as políticas metrológicas no município, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Conmetro e Inmetro.

Para Marilena Garcia, esta parceria consolida o crescimento e a qualidade do ensino público de Macaé. “Este é o momento da união quando novas parcerias estão sendo estabelecidas. Ela será fundamental para o desenvolvimento de pesquisas e o crescimento acadêmico dos alunos dos cursos já existentes: Farmácia, Biologia e Química”, ressaltou.