Obras da Delegacia Legal na reta final

12/03/2009 16:39:10 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

Já foi concluída a concretagem da laje do segundo piso (cobertura) e iniciado o revestimento externo do prédio

Com a estrutura toda pronta, a Delegacia Legal de Macaé está fase de acabamento. Já foi concluída a concretagem da laje do segundo piso (cobertura) e iniciado o revestimento externo do prédio, em pastilhas de cerâmica de 10x10cm. Será também iniciada a colocação de pisos, azulejos e esquadrias, além de começarem as obras da parte externa, que incluem o pátio, estacionamento e área de circulação.

De acordo com informações do engenheiro João José Nobre Ferraz, da empresa responsável pelas obras, a Delegacia Legal estará concluída até o final de abril, quando será entregue ao Estado, para ser equipada e começar a funcionar.

Construída em terreno cedido pela prefeitura, situado na esquina da Rua São João com a Avenida Presidente Sodré, no centro da cidade, a Delegacia Legal de Macaé é um projeto em parceria entre o município e o estado, através da secretaria de Segurança Pública do governo estadual. Orçada em R$ 1.422.982,82, a delegacia terá 500 metros de área construída e vai proporcionar melhores condições de trabalho para a Polícia Civil e gerar mais segurança à população.

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, ressalta a importância da obra para o município. “A construção dessa delegacia no centro da cidade vai agilizar o atendimento policial e trazer benefícios à população”, disse o prefeito.

A secretaria de Obras do município (Semob) é responsável pela fiscalização da obra, que está sendo feita pela empresa Lotes e Casas Construção.

Na Delegacia Legal não há carceragem

Criado pelo Governo do Estado em 1999, o Programa Delegacia Legal é considerado uma revolução na vida de uma delegacia e do próprio trabalho policial. Tem como objetivos humanizar o atendimento, dar conforto aos cidadãos e melhores condições de trabalho aos policiais.

Uma das características da Delegacia Legal é não ter carceragem. Os presos ficarão ali detidos em salas de custódia, sendo uma masculina e uma feminina, com cerca de 4 metros quadrados cada, por, no máximo, 24 horas, sendo depois removidos para uma das 11 Casas de Custódia implantadas no Estado. A Casa de Custódia mais próxima de Macaé fica em Campos dos Goytacazes.

Em Macaé, a Delegacia Legal terá dois pavimentos. No primeiro, ficarão o balcão de atendimento, recepção, banheiros, com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, sala de nobreak e também a sala de investigação, com quatro detetives atendendo as ocorrências, salas de flagrante e de custódia e os setores de ocorrências graves e de atendimento a detidos e familiares.

O segundo piso contará com auditório para reuniões e treinamento dos policiais, sala para o delegado titular e o assistente, refeitório e banheiros.