Obras da quarta ponte sobre o Canal Fábio Franco em fase de conclusão

22/10/2009 13:07:22 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Robson Maia

Esta quarta ponte está sendo instalada na passagem de nível próxima à subida do Morro de Santana, no Miramar

A Prefeitura de Macaé continua as ações de macrodrenagem do Programa Água Limpa, com a instalação da quarta ponte pré-moldada sobre o Canal Fábio Franco. Esta quarta ponte está sendo instalada na passagem de nível próxima à subida do Morro de Santana, no Miramar. Segundo informações do engenheiro Edílson Ferreira, do Consórcio CBPO/Zadar, as obras estão adiantadas e devem estar concluídas dentro de trinta dias, se o tempo colaborar.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) acompanha as ações e o secretário Tadeu Campos ressalta mais uma vez a importância dessas obras para acabar com os alagamentos em toda a região próxima ao Canal Fábio Franco, lembrando que a área está situada em cota mais baixa ao nível do mar. “As obras de alargamento dessas pontes foram necessárias para aumentar a vazão das águas pluviais que passam no canal de dois metros para 5,20 metros para acabar com os alagamentos naquela região”, fala Tadeu Campos.

O secretário coloca que apenas a instalação das quatro pontes pré-moldadas sobre o Fábio Franco não vai solucionar a questão dos alagamentos. “Outras obras do Programa Água Limpa vão acontecer, como a instalação do canal da Rua Antônio Curvelo Benjamim, as obras de ampliação do canal da Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna) e a instalação de novas bombas de sucção junto à Elevatória da Télio Barretos, tudo isso com o objetivo de aumentar a vazão das águas pluviais, facilitando o escoamento”, diz o secretário.

A quarta ponte terá a mesma dimensão das outras três já instaladas e as obras fazem parte da primeira fase do Programa Água Limpa, de macrodrenagem da cidade e vão beneficiar os bairros mais atingidos pelos alagamentos, na região do Sol y Mar e Riviera. A administração municipal investe R$ 40 milhões na primeira fase do programa, que tem prazo de conclusão de quatro anos e no qual a prefeitura investirá R$ 277 milhões.

O Programa Água Limpa foi criado em 2008 para eliminar os alagamentos que ocorrem em pontos críticos, principalmente nas áreas mais baixas, e coletar 100% do esgoto das residências de Macaé, direcionando esse esgoto para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). As obras do programa foram projetadas para acompanhar o crescimento de Macaé pelos próximos 20 anos.

Na Rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamim continua a limpeza da área onde será instalado o canal. As peças que vão compor o canal já estão concluídas e as obras serão iniciadas.

A instalação das três bombas de sucção provisórias na estação elevatória da Rua Télio Barreto, no centro da cidade, que foi iniciada no sábado (17), não pode ser concluída porque, ao efetuar as escavações, foi encontrada uma rede de esgoto e a empresa se reuniu engenheiros da Semop para definir as ações a serem realizadas no local. De acordo com Edílson Ferreira, essa rede de esgoto é antiga, está em desuso e pode ser cortada, possibilitando a continuação das obras. Para não impactar o trânsito, já que a Télio Barreto é uma rua de grande movimento de veículos, a ação será realizada no próximo feriado, nos dias 31 de outubro, 01 e 02 de novembro, a partir das 8h. Nesses dias, os motoristas devem ficar atentos, pois o trânsito no local estará em meia-pista enquanto durar o serviço. Para a instalação das bombas, será necessária a colocação de três tubos de ferro fundido, com 40 centímetros de diâmetro.

O secretário de Obras coloca que as três bombas provisórias vão ajudar a aumentar a vazão das águas que chegam ao canal da Avenida Fábio Franco durante as chuvas. Cada bomba tem capacidade para escoar até 500 litros de água por segundo.

- Com a instalação das bombas provisórias, a vazão da elevatória da Télio Barreto será ampliada para quatro mil litros de água por segundo, conclui o secretário.