Obras de esgoto: moradores já podem se conectar à rede

01/04/2016 16:47:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Bruno Campos

A rede será ligada à ETE Centro, na Linha Verde, cujo primeiro módulo já está pronto

Macaé dá mais um passo na expansão do esgotamento sanitário do município. Uma campanha informativa está sendo realizada nos bairros que já receberam a rede de esgoto ligada à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Centro para que os moradores façam a ligação do imóvel à rede pública. A instalação aconteceu nos bairros Vale Encantado, Glória, Granja dos Cavaleiros, São Marcos, Novo Cavaleiros e Cancela Preta - e já está disponível para uso da população.

Com a rede pronta, a ligação do imóvel à rede pública é de responsabilidade do morador. A ação é simples: basta interligar a tubulação interna do imóvel à Caixa de Inspeção (CI), construída na calçada. Cerca de 40 mil pessoas dessa região serão beneficiadas com a coleta e o tratamento de esgoto.

O esgoto coletado será conduzido à nova ETE Centro, na Linha Verde, cujo primeiro módulo já está pronto. O esgoto, após tratamento, será devolvido ao meio ambiente livre de poluição, contribuindo para a melhoria da saúde e qualidade de vida da população, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento da cidade.

Para alertar sobre a necessidade da ligação na rede, está acontecendo a campanha "Se Liga Macaé", com a entrega de folhetos informativos nos bairros, em escolas e entidades. O material orienta como deve ser feita a conexão da rede interna da casa até o ponto de espera deixado em frente ao imóvel pela concessionária.

O informativo contém todas as orientações técnicas necessárias para a ligação interna. A rede implantada é projetada para recolher apenas o esgoto doméstico, ou seja, dejetos da pia, ralo e vaso sanitário. Qualquer outro descarte, como lixo e água de chuva, ocasionam entupimentos e o retorno do esgoto para as residências dos usuários. Uma vez a residência ou ponto comercial ligado à rede de esgoto, a fossa-filtro deve ser desativada.

Após efetuar a ligação do imóvel à rede pública, os moradores devem informar a concessionária, evitando sanções administrativas. Quem tiver problemas técnicos para fazer a ligação, pode esclarecer dúvidas pelo canal de atendimento 0800 771 0001. Ou ir até a Loja de Atendimento ao Público, localizada na Rua Júlio Olivier, 238 (loja 03), Centro.


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