Obras de infraestrutura do Nova Holanda continuam

20/07/2009 10:56:34 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Robson Maia

As obras no Nova Holanda foram anunciadas pelo prefeito Riverton Mussi, em janeiro deste ano

A localidade de Nova Holanda, situada no Setor Administrativo 5, continua a receber a atenção da prefeitura de Macaé, através de obras de infraestrutura urbana, que começaram no dia 12 de maio e têm investimento de R$ 35.444.130,68 de recursos próprios do município. As obras visam trazer aos moradores melhoria na qualidade de vida e incluem drenagem, esgotamento sanitário, complementação na rede de água potável, pavimentação de todas as ruas e serviços complementares.

Segundo informações do engenheiro Marcus Vinícius Campos, da Construsan, empresa responsável pelos trabalhos, continua a instalação da rede de drenagem das águas pluviais, que hoje já conta com 350 metros instalados. “A rede já foi instalada nas Ruas 11 e 4 e iniciamos a instalação da rede de esgoto. Nesta semana, estamos trabalhando na Rua Aurélio Cristiano da Silva, com instalação de deságues alternativos, ou saídas provisórias de água. Isso, porque estamos encontrando dificuldades na instalação da rede de drenagem por causa da maré que eleva o nível de água no bairro. Como a maré sobe à noite, trabalhamos com maior facilidade na parte da tarde. De manhã, precisamos realizar o esgotamento dos trechos em obra através de bombas. Por causa disso, optamos por realizar esses deságues alternativos, para usar o mínimo possível as bombas para escoamento das águas nas ruas. Dificulta também o trabalho o grande número de ligações clandestinas de água e de esgoto, os conhecidos “gatos”. Mesmo assim, as obras prosseguem em ritmo normal, pois o tempo seco, sem chuvas, também colaboram”, disse o engenheiro.

As melhorias no Nova Holanda foram anunciadas pelo prefeito Riverton Mussi, em janeiro deste ano, em visita à comunidade. As obras foram precedidas pelo cadastramento de todas as residências e o levantamento topográfico para demarcar as tubulações que apresentavam problemas, com um estudo da situação de cinco ruas do bairro - Aurélio Cristiano da Silva, Ruas 7, 8, 10 e 11, principalmente em frente ao Ciep Nova Holanda, sem ponto de vazão e que alagam sempre com chuvas mais fortes.

As obras na localidade começaram com a instalação da rede de águas pluviais nas ruas 4 e 11 e também pela instalação da rede de esgoto nessas ruas. De acordo com o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, todo o bairro vai receber as melhorias, que vão trazer maior qualidade de vida aos moradores. “As obras na Nova Holanda também se incluem no Programa Água Viva, da prefeitura de Macaé, já que têm o objetivo de acabar com os alagamentos e trazer o saneamento básico para a localidade”, disse o secretário Tadeu Campos, lembrando que essas ações são prioridades para o governo do prefeito Riverton Mussi.

- O Nova Holanda vinha vivenciando muitos problemas causados pela falta de infraestrutura urbana. Na realidade, o bairro não recebeu anteriormente o devido cuidado, daí os problemas vivenciados pelos moradores, com ruas alagadas, falta de tratamento de esgoto e carência de água potável, comentou o secretário.

As obras no bairro, que inclui infraestrutura e urbanização, têm prazo de conclusão de um ano e meio. O Nova Holanda receberá três mil e seiscentos metros de rede de águas pluviais, com manilhamento de vários diâmetros. Receberá também a rede de esgoto, revisão em toda rede de água potável para levar água a todas as residências e cinco mil e 500 metros quadrados de ruas pavimentadas. Outras melhorias acontecerão no bairro, como a construção de áreas de lazer.