Obras de macrodrenagem no Novo Cavaleiros estão adiantadas

11/09/2009 16:14:08 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Robson Maia

Bairro recebe instalação das galerias retangulares da rede principal de drenagem

A prefeitura de Macaé continua as ações no Novo Cavaleiros, com o objetivo de ampliar a vazão das águas pluviais e acabar com alagamentos no bairro. As ações, que vêm sendo realizadas desde maio, fazem parte do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e expansão do saneamento básico da cidade, desenvolvido pela prefeitura de Macaé desde junho de 2008.

De acordo com informações do engenheiro José Manoel Sá Gonçalves, da Contagem construção e Serviços, as obras dentro do bairro estão bem adiantadas. Estão praticamente prontas as obras realizadas próximas ao canteiro central da Rodovia Amaral Peixoto. Para concluir essa fase da obras, a prefeitura aguarda apenas a liberação da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) para que possa atuar junto à linha férrea com a retirada dos trilhos para passarem as galerias pluviais. Com essa autorização e com a liberação da área de um galpão situado no final da Rua Mercúrio, onde as galerias já estão instaladas, as obras poderão ser concluídas nessa área, com interligação das galerias pluviais.

O engenheiro colocou que dentro do bairro 720 metros de galerias já estão no local, prontos para a drenagem. As obras na Alameda do Bosque já foram concluídas, assim como as ligações da RJ-106. Ele explicou que essas obras compõem a rede principal de drenagem do bairro. Quando essa rede estiver concluída, vão começar as obras de instalação da rede secundária, que só pode ser feita depois que a toda a principal estiver pronta.

A prefeitura está empregando na localidade, com recursos próprios, R$ 29 milhões. As ações incluem a instalação de novas galerias de águas pluviais em todo o bairro, da parte alta à parte baixa. As galerias são retangulares e têm dimensões variadas, sendo as maiores de quatro metros por 1,80 metro. Já foram instaladas galerias no trecho em frente ao Terminal Lagoa, no canteiro central da Rodovia Amaral Peixoto e a prefeitura também está atuando em outras duas frentes no bairro, instalando as galerias de águas pluviais na rua Netuno e nas ruas próximas à região da Rua Tenente Célio. 1,6 milhão de metros quadrados de área do bairro recebem intervenções da prefeitura.

No canteiro central da Amaral Peixoto, além das galerias, foi construída uma elevatória diretamente ligada às galerias de águas pluviais no bairro. A água recolhida será direcionada para o canal que corta o Novo Cavaleiros e seguirá para a estação elevatória e de lá, para a Lagoa de Imboassica.

Entre as ruas que já receberam as novas galerias estão a Rua Júpiter, São José, Travessa São Judas Tadeu, Avenida Silvino Frota, entre outras, onde foram instaladas galerias de 2,40 metros por 1,50 e 2,00 metros por 1,50.

Sob a fiscalização da secretaria de Obras Públicas (Semop) as obras no Novo Cavaleiros estão a cargo da Contagem Construções e Serviços. A prefeitura, ao atuar na localidade, tem como meta chegar à vazão de dez mil litros de água pluvial por segundo. A previsão é que as obras no bairro estejam concluídas de cinco a seis meses, se o tempo colaborar.

O secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, ressaltou mais uma vez a importância dessas obras para os moradores na localidade e o empenho do prefeito Riverton Mussi nessas ações. “O prefeito Riverton vem acompanhando essas ações e quer todo empenho nessa obra, para a solução dos constantes alagamentos no bairro que trazem tanto prejuízos aos moradores”, disse Tadeu.

Sérgio Santos, engenheiro da Semop, que fiscaliza as obras no Novo Cavaleiros, informou, nesta quinta-feira (10), que a secretaria de Obras Públicas entrou mais uma vez em contato com a direção da FCA em Belo Horizonte, sendo informada que a autorização para as obras junto à linha férrea devem chegar a Macaé, no máximo, até esta sexta-feira (11).

- Se isso se concretizar, já no início da próxima semana estaremos nos mobilizando para atuar na linha férrea tanto no Novo Cavaleiros quanto na passagem de nível na subida do Morro de Santana, com instalação da quarta ponte sobre o Canal Fábio Franco, dando prosseguimento às ações de macrodrenagem do Programa Água Limpa, disse Sérgio Santos.