Obras de saneamento entram em etapa final em vias da cidade

17/03/2016 12:03:00 - Jornalista: Carla Cardoso, contribuição de Carlos Fernandes

Foto: Rui Porto Filho

Diversas ruas passam por recapeamentos que são a etapa final de algumas obras

Quilômetros e quilômetros de obras subterrâneas cortam a cidade de Macaé em diversos pontos e bairros. E em meio a transtornos, que qualquer tipo de obra traz, o município vem se destacando como o maior trabalho de saneamento feito em todo Estado do Rio, já em fase de finalização da recomposição de pavimento em diversos pontos.

O bairro Novo Cavaleiros é um desses locais, onde as obras estão avançando e já caminham para um fim. Em algumas ruas, como a Via do Sol, moradores acompanham com expectativas a pavimentação e alinhamento de paralelos, no local onde foi passada a tubulação de esgoto. A previsão é de que até o final do mês tudo esteja alinhado.

Morador da rua há 35 anos, Ocenildo Ribeiro, 51, contou que a primeira grande obra na rua foi o calçamento, já há algum tempo. "Essa obra de esgoto é a segunda grande obra aqui. É importante para o meio ambiente, para evitar, inclusive, mosquito da dengue ", afirmou.

Já Lucília Rodrigues, moradora há 22 anos da Alameda do Açude, disse que essa foi a primeira e única grande obra pública no local, durante todo o tempo que vive lá. "Eu não tenho dúvida de que essa obra de esgoto é para melhorar a vida da população. Agora estão tapando os buracos e a poeira vai diminuir. Os transtornos também", comemorou.

Outros pontos da cidade também passam por obras de recapeamento. A Avenida Aristeu Ferreira da Silva e a Rua Internacional são algumas delas. Com um bom fluxo de veículos, as vias passaram por recuperação de buracos, nivelamento onde as tampas de bueiros estavam mais altas e aplicação de asfalto.

Sinalização – Além do novo asfalto, os condutores que circulam pelo Polo Offshore já podem usufruir das melhorias na sinalização. As intervenções foram realizadas pela Mobilidade Urbana na Aristeu Ferreira da Silva, com implantação de nova sinalização horizontal e vertical. E, para garantir mais fluidez com segurança nesta que é uma das vias mais movimentadas da cidade, principalmente com relação aos veículos pesados e carretas que atendem a indústria do petróleo, o estacionamento de veículos também foi proibido ao longo da via e além de instalação de placas indicando o limite de velocidade permitido. Desta forma, são duas pistas livres em cada sentido, diminuindo o tempo de deslocamento para quem precisa trafegar pelo trecho.

A previsão é de que a revitalização da sinalização continue a ser realizada nesta região, em especial nas vias que estão passando por recapeamento. É o caso da Rua Internacional, da Alcídes da Conceição e da Alameda Tenente Célio. As mudanças incluem ainda a regulamentação no sentido de circulação em alguns locais para disciplinar o trânsito, além de oferecer mais segurança aos condutores e pedestres que circulam pela região do Polo Offshore.

Saneamento x Zika - Com a maior obra de saneamento no Estado, Macaé também mostra preocupação com um indicativo apontado pela Organização das Nações Unidas (ONU): o forte vínculo entre sistemas de saneamento deficientes e o surto atual do vírus zika, bem como a dengue, a febre amarela e o chikungunya, todos transmitidos por mosquitos.

Em um comunicado no último dia 11, especialistas da organização ressaltaram a importância do tratamento de água e esgotamento sanitário na luta contra os vírus. Atualmente, há 100 milhões de pessoas na América Latina que ainda carecem de acesso a sistemas adequados de saneamento, e 70 milhões de pessoas que não têm água encanada em seus terrenos ou dentro de suas residências, realidades que começam a ser transformadas em Macaé.


Fotos Relacionadas