Obras de saneamento seguem com construção de elevatórias

16/10/2015 17:41:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Maurício Porão

As construções são as maiores do município e servirão para enviar o esgoto para o primeiro módulo da ETE-Centro

A Prefeitura de Macaé, através da Parceria Público Privada (PPP) para a realização das ações direcionadas ao esgotamento sanitário do município, está construindo duas elevatórias nas proximidades da Linha Verde, onde está sendo construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Centro. As construções são as maiores do município e servirão para enviar o esgoto para o primeiro módulo da ETE-Centro. As obras estão sob a responsabilidade da Odebrecht Ambiental.

As estações elevatórias são importantes recursos utilizados no processo de saneamento básico no Brasil, funcionando como uma espécie de filtro. A elevatória principal está sendo construída no Bairro da Glória, na Rua Professora Jacira Tavares Durval, com capacidade de bombeamento de 514 l/s. Cerca de 60% da população do Subsistema Centro será atendida por essa elevatória. 71.657 habitantes serão beneficiados até 2017, após conclusão de todas as obras do Subsistema Centro. Ela vai enviar o esgoto das redes de captação do Bairro da Glória, parte do Novo Cavaleiros, parte do São Marcos e, futuramente, com a construção dos outros módulos da ETE-Centro, o esgoto captado na Praia Campista, Cavaleiros, Riviera Fluminense.

Nesta elevatória serão instaladas cinco bombas e um gerador para ser usado em caso de falta de eletricidade. De acordo com a Odebrecht Ambiental, a capacidade de bombeamento é de sete metros abaixo do nível do solo. O sistema de gradeamento é completo.

Como destaque na construção está o uso do equipamento estaca secante para viabilizar a ação em solo bem úmido como o do local. Esse equipamento é o terceiro usado no país para essa nova tecnologia, como informa o engenheiro Fausto de Assis, da Odebrecht Ambiental.

Elevatória Cidade Universitária - A outra elevatória está sendo construída em área do estacionamento da Cidade Universitária, na Granja dos Cavaleiros. A capacidade de bombeamento será de 500 l/s.

Outras elevatórias ainda serão construídas para atender à ETE-Centro. A previsão para a conclusão das duas elevatórias ainda este ano, assim como as obras do primeiro módulo da ETE-Centro.

ETE-Centro - A Estação de Tratamento Centro faz parte do Subsistema Centro, um dos quatros (Mutum, Aeroporto e Lagomar) em que foi dividido o município para cumprir a meta da administração de captar e tratar todo o esgoto do município.


Fotos Relacionadas