Obras do 1° Módulo da ETE Centro estão em fase de conclusão

29/10/2015 08:07:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Maurício Porão

A ETE Centro está sendo instalada na Linha Verde, em área de 52 mil metros quadrados

A Prefeitura de Macaé continua as ações para cumprir a meta de tratar todo esgoto do município até 2017 e está concluindo a instalação do 1° módulo da ETE Centro que vai beneficiar 40 mil pessoas de cinco bairros com captação e tratamento de esgoto. Esse módulo faz parte do Subsistema Centro, um dos quatro para captar e tratar todo e esgoto do município definidos pela Parceria Público Privada (PPP), da qual fazem parte a prefeitura Odebrecht Ambiental, como executora das obras, e a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane) que fiscaliza as ações da PPP.

A ETE Centro está sendo instalada na Linha Verde, em área de 52 mil metros quadrados. Os bairros beneficiados por essas obras são Granja dos Cavaleiros, Bairro da Glória, Vale Encantado, Cancela Preta e parte do São Marcos. Com essas ações, o município fechará o ano com 60% da população atendida com o tratamento de esgoto, avançando na área de saneamento básico, já que no início de 2013 Macaé tinha apenas pouco mais de 0% do esgoto captado e tratado.

No módulo de tratamento, com 38 metros de diâmetro e seis de altura, quatro reatores e dois decantadores, a parte estrutural está praticamente concluída e já foram iniciados os testes de estanqueidade, feitos com água para verificar se há vazamentos e qual o suporte das tubulações, segundo informações do engenheiro André Vitória, da Odebrecht Ambiental. Os testes finais serão realizados em dezembro, quando a esse módulo deve começar a funcionar.

Já está concluída a área do pré-tratamento da ETE, com dois equipamentos compactos instalados. Essa área realiza a remoção do esgoto que chega o material grosseiro, areia e gordura que passa por gradeamento de três milímetros. Daí esse esgoto vai para a elevatória, cujas obras estão concluídas e com bombas instaladas que são responsáveis para enviar o material recebido da área de pré-tratamento para o módulo, onde é feito o tratamento final, sendo o efluente já tratado enviado para o prédio operacional, em fase final de obras e onde estão instaladas as salas elétricas, os sopradores e centrífuga, e onde acontece a desinfecção do efluente final, por ultravioleta. A partir daí, o efluente tratado pode ser devolvido à natureza, tendo como destino o Canal do Capote, situado próximo à Linha Verde.

Depois que o primeiro módulo estiver concluído e a ETE funcionando, as ações vão continuar, em 2016, quando serão construídos os outros dois módulos que atenderão a mais 18 bairros do Subsistema Centro. Com os três módulos prontos, a ETE Centro terá capacidade para captar e tratar 300 litros de esgoto por segundo, atendendo a cerca de 50% da população, ou 120 mil pessoas de 23 bairros da cidade.



Esgotamento sanitário

O investimento da Prefeitura de Macaé com a instalação do Subsistema Centro é de R$ 250 milhões. Além dos três módulos, as ações envolvem a construção de duas grandes elevatórias, cujas obras estão em andamento nas proximidades da ETE Centro, 118 quilômetros de redes de esgoto, rede coletora, coletor tronco e linha de recalque. O projeto também prevê a construção de mais 50 Estações Elevatórias menores.

A previsão para conclusão da ETE Centro é o final de 2017 e essa estação vai atender os bairros Vale Encantado, Lagoa, São Marcos, Granja dos Cavaleiros, Novo Cavaleiros, Bairro da Glória, Cancela Preta, Riviera Fluminense, Sol y Mar, Jardim Vitória, Nova Macaé, Botafogo, Aroeira, Miramar, Visconde de Araújo, Campo D'Oeste, Novo Horizonte, Praia Campista, Costa do Sol, Alto dos Cajueiros, Imbetiba, Centro e Cajueiros.


Fotos Relacionadas