Obras na Fábio Franco vão até a primeira quinzena de outubro

22/09/2008 12:06:25 - Jornalista: Tiago Ferreira

As obras da passagem sobre o canal da Avenida Fábio Franco com a Rua Tarcísio de Almeida Miranda, entre o Centro e o Miramar, estarão concluídas na primeira quinzena de outubro. Quem garante é o secretário executivo de Obras, Mário Bucker. A antiga passagem foi demolida pela equipe do programa Água Limpa. Na última sexta-feira (19), foi feita a sondagem para a construção da nova passagem.

- Aos poucos, na medida em que forem sendo refeitas as passagens, a drenagem das águas pluviais vai melhorando. Paralelamente, vamos melhorar também o sistema de bombeamento da água, aumentando a vazão do canal que hoje é de 3 mil litros por segundo, para 7,5 mil litros por segundo, explicou.

O secretário disse ainda que a prefeitura vai reconstruir todas as passagens ao longo do canal da Fábio Franco. Nestas obras, serão feitas aberturas maiores e retangulares sob os acessos, facilitando o escoamento das águas das chuvas.

- Assim que terminarmos a obra desta primeira passagem, a próxima será a da Rua Proletariado, que corta a Comunidade da Linha e que dá acesso aos bairros Cajueiros e Visconde de Araújo. Pelo cronograma de obras, em seguida serão reconstruídas as passagens do Miramar (próximo ao supermercado ABC), do Morro de São Jorge e o alongamento do canal ao Rio Macaé, cruzando a Rua Télio Barreto - concluiu.

O Programa Água Limpa tem como objetivo solucionar os problemas de alagamentos e coletar 100% do esgoto das residências para as estações de tratamento. A prefeitura investirá R$ 277.042.987,13 no projeto, que tem como prazo total das obras de quatro anos. A obra vai gerar cerca de 700 empregos diretos e foi projetada para acompanhar o crescimento da cidade pelos próximos 20 anos.

O investimento nesta primeira etapa é de R$ 35 milhões, que contempla melhorias nos canais da Evaldo Costa e da Fábio Franco, com intervenções ainda na Avenida Ayrton Senna e na Rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamin. O canal da Fábio Franco, com 1,7 km de extensão, não terá suas dimensões alteradas, porém os bueiros próximos serão modificados, beneficiamento o escoamento ao longo do canal.