Oficina de Culinária promove educação alimentar

14/05/2019 14:47:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Objetivo é ampliar conhecimento sobre comidas saborosas, saudáveis e de baixo custo

Obesos ou pessoas com sobrepeso, que fizeram ou farão cirurgia bariátrica, participaram, nesta terça-feira (14), de oficina de culinária realizada pela Divisão Especializada da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), da Prefeitura de Macaé. Eles elaboraram 24 receitas na cozinha cedida pela Ceduco - Escola de Gastronomia. A atividade busca quebrar os paradigmas entre alimentação saudável e prática.

O grupo é atendido pelo Ambulatório Especializado em Obesidade, que fica no Pronto Socorro Municipal da Imbetiba. A responsável técnica pela linha de cuidados das pessoas com sobrepeso e obesidade, a nutricionista Rejane Reis, destacou a importância da iniciativa. "O cardápio tem a finalidade de preparar receitas com qualidade e consistência nutricional, após o procedimento cirúrgico, pois, nestes casos, é necessário dieta líquida, dieta pastosa até chegar à dieta normal", explica. Ela afirma que estes trabalhos nutricionais visam ainda a ampliação do conhecimento sobre comidas saborosas, saudáveis e de baixo custo.

Quem estava presente na oficina foi a primeira pessoa que realizou o procedimento operatório pela prefeitura. Anicaula Carvalho, de 40 anos, fez a cirurgia bariátrica em julho do ano passado, pesando 175 quilos. Hoje tem 85 quilos. "Só a operação não surte efeito. É preciso alimentação saudável e acompanhamento psicológico. Mente sã em corpo saudável é fundamental para manter o peso ideal", diz. "Somos o que comemos. A obesidade é um vício. Com essas receitas aprendemos a nos educar. Assim, adquirimos qualidade de vida e autoestima elevada", afirmou.

As receitas da oficina de culinária foram elaboradas por estagiárias da Catan, estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). De acordo com Ana Machado, que cursa Nutrição e está no nono período, observaram-se as dietas líquida, semilíquida, pastosa e normal. "Buscamos focar no cardápio de um dia, contando com desjejum, colação, almoço, lanche e ceia", finaliza.


Fotos Relacionadas