Oficina de sensibilização ambiental prossegue nesta quarta-feira na Ajuda

09/11/2009 15:33:40 - Jornalista: Lourdes Acosta

Prossegue nesta quarta-feira (11), na Casa do Caminho, localizada no bairro da Ajuda, a oficina de sensibilização comunitária para a elaboração do projeto “Macaé mais verde”. O projeto, lançado no Dia da Árvore (21 de setembro), pelo secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, na Estrada do Caminho, visa reflorestar as áreas urbanas e rurais que estão degradadas.

Uma das primeiras ações do projeto será a revegetação e revitalização de uma área de mais de 90 mil metros quadrados, localizada na Ajuda de Baixo. O futuro parque ecológico está situado nas imediações da Escola Municipal Elza Ibrahim e da Casa do Caminho.

A primeira oficina de construção do projeto aconteceu no último dia 22, com a participação de 11 comunidades. Na oportunidade, o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Paulo Barcellos, utilizou uma metodologia para sensibilizar os participantes quanto à utilização daquela área.

- Apresentamos slides com a caracterização do local e setorização sugerida em seis áreas, além de foco no lago. As imagens do diagnóstico realizado foram utilizadas para melhor identificação. Um destaque foi dado para as problemáticas diagnosticadas, no intuito de desencadear ações para combater as mesmas. Os participantes foram divididos em três grupos que apresentaram respostas aos questionamentos discriminados – disse.

Durante a oficina, as entidades representativas da Ajuda conheceram e apontaram várias alternativas propostas para o projeto, tais como: Oferecer área de lazer e esporte, voltado para preservação ambiental; Servir de área de conservação ambiental, voltada para recuperação com espécies nativas da região; Oferecer área com perfil de turismo ecológico na região, que contemple lazer para as comunidades do entorno, com atividades culturais, esportivas e de educação ambiental; Ser um espaço para integração social e de cidadania; Facilitar o acesso as comunidades do entorno e transformar a área em espaço cultural.

Após um consenso, a comunidade escolheu um nome para designar a área que será reflorestada: Parque Recreativo e Ecológico da Ajuda (Prea), por se tratar de um local central, em relação às diversas comunidades e entidades atuantes da região e que interligaria a Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima e Planalto da Ajuda. O secretário de Meio Ambiente destacou a importância do parque ecológico.

- A secretaria de Meio Ambiente está seguindo uma das metas do prefeito Riverton que é tornar a cidade mais verde. Na semana da árvore plantamos duas mil e quinhentas mudas com o propósito de melhorar a qualidade de vida e saúde da população e lançamos o “Macaé mais verde”, que pretendemos levar para todos as áreas urbanos que precisam ser revitalizadas. Começamos pela Ajuda, nessa área que precisa ser revegetada – assegurou o secretário.

Na primeira oficina comunidade sugeriu que o local tenha vários acessos, limpeza do espelho d’água do lago, pista para ciclovia, área de esporte, centro administrativo, quiosque e a recuperação da área com arborização de espécies nativas de preferência. O projeto que está sendo construído com a participação popular deverá prosseguir nesta quarta-feira.