Oficina de Teatro de Bonecos começa nesta terça

22/07/2008 11:45:42 - Jornalista: Andrea Lisbôa

Com a proposta de capacitar em linguagens alternativas de leitura, começa nesta terça-feira (22), na Escola de Artes Maria José Guedes, a Oficina de Teatro de Bonecos, que se estenderá até quinta. O projeto é voltado para educadores, artistas, trabalhadores de cultura, contadores de história, agentes de leitura, animadores culturais e professores. Foram oferecidas 25 vagas.

A oficina será ministrada pela diretora e fundadora da Comissão Estadual dos Gestores públicos de Cultura do Rio de Janeiro (Comcultura/RJ), “atriz bonequeira”, e, ainda, subsecretária de Cultura de São Gonçalo, Cleise Campos. Ela salienta que o teatro de bonecos é uma arte que reúne várias linguagens, contribuindo para ampliar as alternativas a serem exploradas no campo da literatura e da leitura.

As raízes culturais brasileiras, lendas, parlendas, folclore, cantigas e causos estão presentes no programa da oficina. Serão abordados no primeiro módulo o histórico e referências do teatro de bonecos no Brasil e no mundo; sua classificação; o contato cênico; a experimentação artística, a linguagem literária, o texto e dramaturgia.

No segundo módulo, será apresentada a base de manipulação, experimentos, voz em falsete e linguagem literária. O penúltimo abrangerá a voz e a manipulação, a música, a montagem, os ensaios e o texto literário. A Culminância, no último módulo, será com a apresentação de um espetáculo.

Cleise, com o grupo Teatro de Bonecos Trio de Três, desenvolve trabalhos pautados na proposta de arte-educação. O grupo pretende fazer do entretenimento milenar da arte titiriteira um meio de reflexão e informação. Ela, mestranda em História Social e Política do Brasil, foi secretária de Cultura de São Gonçalo e subsecretária de Educação e, ainda, participou da gestão da Fundação de Artes São Gonçalo e do Cine Teatro Alcântara. Cleise coordenou projetos culturais para o Ministério da Educação, Petrobras, Instituto Itaú Cultural e redes de televisão nacional e é coordenadora executiva do Ponto de Cultura Arte Educação – RJ /Ministério da Cultura (MinC),