Oficina do Corredor Ecológico começa nesta quinta-feira

19/08/2009 16:09:13 - Jornalista: Lourdes Acosta

Começa nesta quinta-feira (19), a primeira oficina do “Corredor Ecológico do Muriqui” (CEM) deste ano, no Parque Atalaia. O evento, promovido pela Associação Ecológica Amigos da Serra (Asema) e pelo Instituto Bioatlântica, conta com o apoio da prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semmaurb). A oficina também tem apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da empresas regionais.

O objetivo do encontro, que irá reunir organizações governamentais e não governamentais, universidades, sindicatos rurais e instituições de pesquisas é envolver os diferentes atores da sociedade civil no planejamento das ações de um programa de conservação e desenvolvimento regional para o Corredor Ecológico do Muriqui, além de discutir as principais metas das áreas sustentáveis.

Durante todo o dia, os participantes irão discutir quais são os caminhos que servem para o fluxo da vida silvestre local e se isto é possível com a conexão de fragmentos florestais, através de ações de proteção e restauração de áreas, intervindo de modo a tornar ambientalmente amigáveis as atividades produtivas do corredor ecológico regional. Estão sendo esperados mais de 50 participantes da região.

Veja a programação:

9h - Dinâmica de apresentação dos participantes, com exposição das expectativas individuais para a oficina;
9h30 Apresentação da programação e das regras de convivência;
9h45 Apresentação da proposta geral do Corredor Ecológico do Muriqui, evidenciando seus objetivos e os conceitos utilizados na sua elaboração;
10h15 Perguntas e respostas sobre o Corredor Ecológico do Muriqui;
11h Apresentação dos resultados do diagnóstico realizado na região do Corredor e Pré-proposta;
12h Perguntas e respostas sobre o diagnóstico;
12h30 Almoço
14h Dinâmica ‘maré alcalina’;
14h20 Formação de grupos de trabalho para discussão.
15h45 Apresentação dos resultados dos GT
17h Próximos passos e encerramento