Olimpíada Brasileira de Matemática atrai mais de 11 mil alunos da Educação Municipal

07/06/2010 11:51:40 - Jornalista: Douglas Fernandes

Um total de 11.141 alunos da rede municipal de ensino fundamental e médio de Macaé participa, nesta terça-feira (8), da VI Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP 2010. Com o tema “Somando Novos Talentos para o Brasil”, a competição acontece, anualmente, entre as escolas públicas municipais e federais sendo promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Em Macaé, a Olimpíada reunirá 5605 estudantes inscritos do Nível I (6º e 7º anos) e 3846 do Nível II (8º e 9º anos), além de 1690 do Nível III (Ensino Médio). As provas serão aplicadas nas próprias escolas. Em agosto, será divulgada a relação dos classificados para a 2ª fase, marcada para o dia 11 de setembro, de onde sairão os vencedores. A relação final dos premiados está prevista para 26 de novembro e a solenidade de premiação para o início do próximo ano.

O objetivo da OBMEP é promover a melhoria do desempenho escolar dos alunos, estimulando-os, por meio da competição o desenvolvimento da capacidade da resolução de problemas, possibilitando o crescimento de sua autoconfiança e autoestima e, por fim, a melhoria de seu desempenho em outras áreas e disciplinas escolares.

Os alunos são premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze, com a oportunidade de participação no Programa de Iniciação Científica Junior do CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Os outros premiados recebem Certificados de Menção Honrosa. Também são premiados os professores, com cursos de aperfeiçoamento no Instituto e Matemática Pura e Aplicada (IMPA), as escolas, com livros e aparelhos para a composição de uma biblioteca básica em Matemática e Ciências, e as Secretarias de Educação, com troféus.

De acordo com a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, o evento possui também uma proposta incentivadora e integradora, pois visa também descobrir e premiar novos talentos na área, incluindo alunos, professores e as respectivas secretarias de Educação. “É uma competição em que mobiliza toda a comunidade escolar, em prol do ensino, da valorização e aproximação entre pais, alunos e professores. Uma iniciativa mais que bem vinda”, completa.

Para as coordenadoras de Área da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Norma Tanus e Vanessa Arenari, a olimpíada vem cumprindo com excelência sua meta de melhorar a qualidade da Educação Básica. “Ela estimula os alunos para o estudo da disciplina sob os desafios da resolução das situações-problema, que criam um ambiente adequado ao estudo, promovendo uma mudança de atitudes em relação a matemática e a outras disciplinas, uma vez que os conhecimentos matemáticos constituem ferramentas á compreensão dos conceitos em outras áreas”, diz Norma.

“A metodologia da resolução de situações-problema torna a sala de aula enriquecedora, oportunizando um processo de renovação; os desafios representam a sensibilização para o desenvolvimento das habilidades básicas de leitura, escrita, concentração, interpretação, síntese, organização, além de outras que contribuem para a construção de competências capazes de promover a autonomia intelectual do aluno”, acrescenta Vanessa.

Aluna do Sana receberá medalha de Bronze pela OBMEP 2009 no Rio de Janeiro

Na V OBMEP, realizada em 2009, 20 alunos da rede municipal de ensino foram premiados, sendo 11 do Nível I, 4 do Nível II e 5 do Nível III. A aluna Victoria de Almeida Garcia, estudante do 1º nível do Colégio Municipal do Sana foi premiada com medalha de bronze e receberá a honraria, dia 11 de junho, no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, com a presença de pais, professores, coordenadores pedagógicos, diretores e secretários de Educação dos municípios da região. Os outros receberão Certificado de Menção Honrosa.

Victória informa que sua participação na competição foi incentivada pela diretora de sua escola que viu nela um interesse maior na disciplina. “Por ter notas altas ela me disse que poderia estar em um dos primeiros lugares. Acreditei. Ela estava certa”, se referindo a diretora Adriana Ferreira dos Santos.

O reconhecimento da Secretaria de Educação a todos os alunos premiados em 2009 foi proposto pela secretária Marilena Garcia, na última semana, durante encontro com pais e professores de escolas da região serrana. “Temos um número considerável de jovens que se destacaram nas mais diferentes competições em nível nacional e internacional. Temos que incentivar e homenagear todos aqueles que de alguma forma comprovam que a educação é a nossa maior riqueza”.

Diferentes iniciativas voltadas à disciplina de matemática contribuem no resultado positivo nas salas de aula. Em 2009, coordenadores do ensino fundamental da Semed criaram o Blog www.coordenadasmatematicas.blogspot.com que tem como objetivo auxiliar e orientar os professores da disciplina quanto ao aprimoramento de suas atividades.

Na avaliação da coordenadora do 6º ao 9º ano da rede, Vanessa Arenari, o espaço virtual já possui resultados significativos. “O Coordenadas Matemáticas foi para o ar durante as férias de julho de 2009 e, desde então, estamos satisfeitos com o retorno obtido pelos professores”. Por ele é possível ficar a par das reuniões da coordenadoria, baixar material dos encontros já realizados, além de acessar a publicação de textos, tirar dúvidas e ficar informado sobre os projetos desenvolvidos pela educação na rede de ensino. O Blog ainda possui uma comunidade no site de relacionamentos Orkut com a mesma proposta.

A criação do site foi motivada por uma estratégia simples dos coordenadores: a necessidade de levar uma complementação pedagógica eficiente aos professores dessa disciplina. “A Matemática sempre foi considerada uma matéria complicada pelos alunos. Por outro lado, alguns docentes enfrentam limitações quanto à transmissão do conteúdo para a classe. Decidimos usar a Internet como uma eficiente ferramenta pedagógica que, hoje, é indispensável para a prática de qualquer profissional”, completa Norma Tanus.