Olimpíada Brasileira de Matemática será aplicada neste sábado

12/09/2014 16:16:00 - Jornalista: Joice Trindade

Um total de 466 alunos do 6º ao 9º ano de escolaridade - além do Ensino Médio participam neste sábado (13) da etapa final da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A prova vai acontecer às 14h, nos polos dos colégios Raul Veiga (municipal), Luiz Reid e Matias Neto (ambos da rede estadual). Os estudantes de 17 escolas municipais, que serão avaliados, foram selecionados na primeira etapa, que aconteceu no mês de maio deste ano. Na oportunidade, a OBMEP selecionou cerca de 5% dos estudantes, por escola, com melhor pontuação.

Além disso, será realizada uma prova, às 14h30, para professores candidatos a participar do Programa OBMEP na Escola, no Colégio Estadual Irene Meirelles.Este ano, o tema da prova nacional será “Somando novos talentos para o Brasil”. O objetivo da OBMEP é estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A avaliação é promovida pelos ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, esta é uma oportunidade para os alunos destacarem suas potencialidades.Entre as unidades municipais dos alunos participantes da OBMEP estão escola Raul Veiga (Serra), Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Colégio Aplicação (Cap), Colégio Estadual Municipalizado Carolina Curvello Benjamin, Professora Elza Ibrahim, Pedro Adami, Samuel Brust, Engenho da Praia, Engenho da Praia, Claúdio Moacyr de Azevedo, Botafogo, Polivalente Anísio Teixeira, Ciep Oscar Cordeiro, Generino Teotônio de Luna, Sana, Maria Letícia Santos Carvalho e Tarcísio Paes de Figueiredo.

A divulgação dos vencedores será em 1º de dezembro. A OBMEP vai premiar 6,5 mil estudantes, sendo 500 com medalhas de ouro; 1,5 mil de prata; e 4,5 mil de bronze. Além disso, também haverá premiação como menções honrosas e premiação para professores como equipamentos. Os professores e estudantes vencedores também ganharão placas de homenagem. Também está prevista a distribuição de softwares relacionados ao ensino da matemática e troféus para as escolas que apresentarem melhores desempenhos. Todos os participantes serão convidados a integrar também o Programa de Iniciação Científica Júnior, em 2015.