“Operação Carnaval”: ações prosseguem neste sábado

11/02/2021 18:16:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Reunião nesta quinta (11) definiu detalhes da operação

Em reunião realizada nesta quinta-feira (11), a Prefeitura de Macaé definiu a estratégia de atuação para a “Operação Carnaval” que acontecerá em pontos turísticos no perímetro urbano e na região serrana. As ações prosseguem no sábado (13) com o objetivo de coibir aglomerações e contribuir para a preservação do meio ambiente.

O encontrou contou com a participação de profissionais de diversos segmentos da gestão municipal. “Turistas serão bem-vindos a Macaé, mas não pode haver degradação ambiental”, afirmou o secretário da Casa Civil, Eduardo Cardoso

Alguns dos pontos que serão alvo do trabalho são: Lagoa, Imbetiba, Orla dos Cavaleiros, Bicudas Grande e Pequena, Siriaca e Sana. O secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira, destacou a importância do cumprimento do decreto municipal 033/2021, assinado na última sexta-feira (5), que traz uma série de restrições.

Por esta norma, explica ele, fica estabelecido regramento especial para o uso de áreas públicas e privadas de Macaé, bem como para o exercício de atividades econômicas com horário estabelecido para o período entre meia-noite desta sexta-feira (12) e 6h da segunda-feira (22). Nestes dias, estão proibidas manifestações carnavalescas que possam gerar aglomeração de pessoas

“Haverá ainda a distribuição de duas mil máscaras. O desejo do prefeito é que todos tenham lazer de maneira organizada, valorizando a sustentabilidade. É bom lembrar que estamos numa pandemia”, conclui Alan de Oliveira.

Participaram da reunião desta quinta-feira (11) os seguintes órgãos e secretarias: Defesa Civil, Serviços Públicos, Mobilidade Urbana, Ambiente e Sustentabilidade, Turismo, Saúde, Vigilância Sanitária, Interior, Casa Civil e Ordem Pública.

Protocolo contra o Covid-19

De acordo com o prefeito Welberth Rezende, a intenção do governo é garantir o ordenamento e segurança durante o período de Carnaval.

"O direito de ir e vir será respeitado, todavia as pessoas não podem esquecer do distanciamento social, do uso de máscaras, das leis de trânsito e das regras estabelecidas para as praias e para a Serra", pontua.

Proibição a churrasqueiras em cachoeiras

Entre as orientações que serão repassadas aos visitantes da região serrana estão a não utilização de churrasqueiras nas áreas e proximidades das cachoeiras, estacionamento de veículos em locais próprios e os cuidados com o lixo.

Neste período também não será permitida a entrada de ônibus e demais veículos de fretamento no município, exceto aqueles que prestam serviços regulares para funcionários de empresas ou para hotéis, cujos passageiros comprovem reserva de hospedagem.