Orla de Imbetiba já está de cara nova

23/07/2009 15:58:00 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Robson Maia

As obras estão sendo bem recebidas pela comunidade

A prefeitura de Macaé iniciou há cerca de dois meses a reurbanização da orla da Imbetiba. As obras estão sendo feitas em parceria entre a secretaria de Serviços Públicos, secretaria do Meio Ambiente e Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (Emopi). O local está sendo reestruturado, dando uma nova vida ao bairro, contemplando espaços de lazer com segurança, paisagismo e calçamento.

As obras estão sendo bem recebidas pelos moradores, segundo o presidente da Associação de Moradores do bairro, Marcelo Peixoto.

- Estamos satisfeitos, pois há quinze anos não recebíamos nenhuma melhoria aqui na orla da praia. O que já foi feito já mudou esse local. A iluminação está funcionando e é fantástica: a noite parece dia. Todos estamos acompanhando as obras e parabenizamos e agradecemos ao prefeito Riverton Mussi pelos benefícios que a Imbetiba está recebendo, colocou o presidente Marcelo Peixoto.

O presidente da Associação de Moradores ressaltou ainda que a área está sendo muito freqüentada por moradores, por funcionários da Petrobras, por outros pessoas que trabalham na orla, por jovens casais de namorados e por moradores de todas as idades.

- As obras não estão prontas, mas já se nota até a mudança dos frequentadores da área. No escuro, sem iluminação, as pessoas tinham medo de vir à noite curtir esse local tão bonito. Agora, tudo mudou. Muitos moradores já colocaram para mim que eles vão colaborar com a conservação, tomando conta da área, disse Marcelo.

Já foram instalados dois chuveirões com tablados, para os banhistas. No calçadão, próximo o Hotel Macaé Othon, foi construída uma passagem para dar acessos aos deficientes físicos à areia da praia. A praça central da orla recebe mesas de jogos, bancos, jardins, rampas e paisagismo. O calçadão está recebendo nova estrutura de pisos e decoração.

A ciclovia foi reformada e contará com melhorias para caminhadas, corridas e área de passeios, que começa desde a sede da Petrobras e vai até o Forte Marechal Hermes. Em toda a orla, as árvores recebem em volta estacas de madeiras ecologicamente corretas e grama.

O secretário de Serviços Públicos, George Jardim, destacou a importância das obras para o resgate do bairro, um dos mais valorizados de Macaé. O secretário destacou também a construção de rampas para garantir a acessibilidade a todas as pessoas. “Estamos construindo rampas para garantir a toda a população o acesso fácil e seguro à nova área de lazer ”, disse George Jardim.

De acordo com o encarregado das obras, André Luiz Aguiar de Azevedo, da Emopi, a primeira fase da obra deverá estar pronta até o dia do aniversário da cidade, 29 de julho, e a segunda fase, que inclui o quiosque, com área para a Associação de Moradores, e a guarita e outras melhorias, vai começar logo depois.

Além de todas as reformas e revitalização, a orla da Imbetiba ganha campo de futebol society, playground, ringue de patinação, campo de futebol e quadra de vôlei de areia, dois chuveirões, jardim todo reformado com troca de todos os bancos e outros benefícios. Do outro lado da orla, em frente ao Hotel Panorama, será construída uma guarita para a Guarda Municipal, que colaborará com a vigilância do local. A obra inclui também a construção de um muro de contenção na praia, dando mais segurança aos freqüentadores.