Orquestra Nova Aurora fará concerto nesta quarta em sua sede

06/06/2022 18:59:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: João Barreto

A Sociedade Musical Nova Aurora comemora 149 anos de existência

Em comemoração aos 149 anos da Sociedade Musical Nova Aurora, a Orquestra de Sopros Banda Sinfônica da instituição realizará um concerto, com entrada franca, no pátio da sede, no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, 551, no Centro. O evento vai acontecer nesta quarta-feira (8), às 19h30. O repertório, que vai do erudito ao popular, inclui a opereta “Viúva Alegre”, de Franz Lehár, e participações especiais.

Este ano, a Banda Sinfônica premiada por diversos editais públicos e regida por Hélio Rodrigues foi elevada à Orquestra de Sopros. Dos seus 62 músicos, 58 se apresentarão no concerto desta semana. Os músicos profissionais e amadores são macaenses de nascimento ou de coração, que tiveram, em sua maioria, formação musical na Nova Aurora.

Os solistas convidados são Fabio Henriques (Guma) e Tobias Maciel. Além disso, haverá a participação especial dos músicos da Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores: Eduardo Costa (trompete), Samuel Daher (saxofone) e Leandro Márcio (trompete).

O repertório celebrará também o bicentenário da independência do Brasil, com a execução dos hinos Nacional e da Independência. Fora a Opereta “Viúva Alegre”, de Franz Lehár, a orquestra interpretará uma variação sobre o tema “Jardineira”, de Benedicto Lacerda. "Africa", canção da banda de rock Toto; “Na Baixa do Sapateiro”, de Ary Barroso; uma suíte de canções de Alceu Valença, com quatro movimentos, e um pout pourri, de Frank Sinatra, também estão na programação.

A Nova Aurora atualmente é composta por instrumentos variados. No naipe de madeiras: flauta, flautim, oboé, clarineta, clarineta contrabaixo, clarineta baixo, saxofone alto, tenor e barítono. No de metais: trompetes, trompas, trombones tenores, trombones baixos, tubas e bombardino. E ainda na percussão: bateria, tumbadora, triângulo, xilofone, vibrafone, multifone, quarteto de tímpanos e gongo chinês.

A instituição irá recolher ingresso solidário opcional; um quilo de alimento não perecível para instituições que prestam assistência a moradores de rua.