Orquestra Violões Encantados abre Semana da Criança

03/10/2018 16:49:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Nesta quinta-feira, nove escolas fazem apresentações culturais no Teatro Municipal

Cerca de 900 alunos das escolas municipais participaram nesta quarta-feira (3) da abertura da Semana da Criança, no Teatro de Macaé, onde a Orquestra Violões Encantados se apresentou. A Semana da Criança segue nesta quinta-feira (4), com atividades culturais de nove escolas e convidados, na sede do teatro, nos turnos da manhã e tarde. O objetivo da Secretaria de Educação é contribuir com o processo de ensino, elevando a arte e destacando as potencialidades dos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

No espetáculo musical, didático e interativo, alunos tiveram a oportunidade de cantar, dançar e conhecer canções de bossa nova, música clássica e nordestina como "Carinhoso", "Garota de Ipanema", "Aquarela do Brasil" e "Jangada". A Semana da Criança foi aberta pela Superintendente de Educação Integrada, Janaína Pinheiro e pelo coordenador da Orquestra Violões Encantados, Daniel Sant´Anna. A superintendente informou que na próxima semana, cada escola vai realizar sua programação individual.

A Orquestra Violões Encantados faz parte do projeto cultural gratuito "Música Encantada", formado por 250 crianças e adolescentes da Pavuna, no Rio de Janeiro, que participam de aulas de violão, flauta e canto. O coordenador da Orquestra Violões Encantados, Daniel San´Anna, elogiou a iniciativa de Macaé de promover a Semana da Criança com foco musical.

"Nossas apresentações visam elevar não somente o interesse pela música, mas pela cultura em geral. Este ano, trouxemos sete integrantes: três são meninas que tocam violino e violão. Desta plateia podem sair grandes músicos. No próximo dia 19, estaremos no Encontro Regional de Cultura da Funart", lembra.

Durante o concerto, os alunos interagiram com os músicos, como Laila Sgro e Ana Rayara Sebastião, que fizeram parte do grupo de 210 pessoas da Escola Municipal de Educação Infantil Marly Vasconcelos Lemos. "Nunca tínhamos vindo ao teatro. Aqui é bonito e a orquestra é muito legal", contaram.

A diretora Cláudia Márcia Tomaz Carneiro aprovou a Semana da Criança. "O resgate da cultura é muito importante. Muitos de nossos alunos têm a chance de conhecer o teatro e até instrumentos", diz. A professora da Escola Municipal Alvarez Parada, Jakeline Santos, também aprovou. "Trouxe 23 alunos do primeiro ano de escolaridade. Eles estão encantados", pontua.

No final do evento, a aluna Luiza Ferreira de Souza, que estuda no Alvarez Parada, foi convidada a subir no palco e sambou ao acompanhar a música dos integrantes da Orquestra Violões Encantados. "Gostei muito. Quero aprender a tocar violão", comentou.

Música Encantada - Os jovens músicos da Pavuna, Rio de Janeiro, são reconhecidos pelo repertório, que vai da música popular à clássica. A Orquestra Violões Encantados participa de apresentações em uma série de eventos e shows, no Brasil e no exterior, sendo exemplos para os estudantes de todo país. A orquestra conta com parceria do Ministério da Cultura e patrocínio da TechnipFMC.


Fotos Relacionadas