Outubro Rosa: UBS Barramares promove campanha

04/10/2019 15:18:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Ana Chaffin

O câncer de mama é mais comum entre as mulheres, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano

Entramos em outubro, mês que marca a conscientização e o combate ao câncer de mama. Para orientar e demonstrar a forma correta da realização do autoexame, uma ação foi realizada na sala de espera da Unidade Básica de Saúde (UBS) Barramares na manhã desta sexta-feira (4). A iniciativa na unidade é uma parceria entre Faculdade Estácio de Sá e Prefeitura de Macaé e se estende por todas as sextas-feiras do mês de outubro, sempre às 9h.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é mais comum entre as mulheres, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O risco cresce, principalmente, após os 50 anos. A ação, na sala de espera, foi realizada por alunas da disciplina Estágio Saúde da Mulher, do curso de enfermagem da Faculdade Estácio de Sá. Segundo a Professora Tatiana Lattanzi, a ideia é conscientizar a mulher a conhecer o seu corpo.

"Usando um auxílio de mamas de crochê e mamas com nódulos palpáveis, as estagiárias ensinaram aos pacientes que estavam no local a realizarem o autoexame da forma correta. Por ser muito parecido com o real, o ato proporcionou um maior entendimento para que o toque seja uma ferramenta para auxiliar no diagnostico precoce", pontuou Tatiana Lattanzi.

Mãe de Davi, Samuel e Moises, Cidhianária Albino, 33 anos, estava aguardando o horário da sua consulta e, enquanto isso, pôde aprender, de forma prática, a realizar o autoexame de forma correta. "Nesse pouco tempo que aguardei, pude aprender a realizar o toque corretamente. Não sabia, por exemplo, que deveria analisar na parte de baixo da axila e, também, na parte do osso que segue para o pescoço. São locais estratégicos que antes eu desconhecia. Eu tenho caso de câncer de mama na família e agora, mais do que nunca, vou realizar o autoexame periodicamente e de forma correta", pontuou.

A UBS Barramares/Barreto está localizada na esquina das ruas Raul Seixas e Cazuza. A unidade sempre recebe ações na sala de espera e diversos assuntos são abordados, entre eles estão os cuidados e prevenção contra sífilis, tuberculose e planejamento familiar.

Programação do outubro Rosa segue no município

As atividades do Outubro Rosa irão acontecer durante todo o mês em diversas unidades de saúde, instituições públicas e privadas.

9/10 - 8h – Palestra sobre diagnóstico precoce, prevenção e tratamento do câncer de mama na empresa Tiger Rentank.

11, 18 e 25/10 - 9h UBS Barramares - Salas de espera com demonstração de como realizar o autoexame das mamas com o auxílio de mamas de crochê e mamas com nódulos palpáveis.

23 e 24 de outubro - 9 h - Palestra sobre diagnóstico precoce, prevenção e tratamento do câncer de mama no Programa Aprendiz Legal (Centro Integrado Empresa-Escola CIEE Rio).

ESF Praia Campista

21/10 - 8h - Aulão de alongamento.

22/10 - 8h - Aulão de ginástica.

23/10 - 8h – Sala de espera.

23/10 – 8h e 13 horas – Realização de exame preventivo do câncer de mama e colo de útero, com oferta de mamografias para rastreio.

24/10 - 8h - Apresentação do Grupo Grutas e Testagem Rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C.

25/10 - 9h - Encerramento com orientação nutricional e café da manhã.

24/10 - 9h - Palestra sobre diagnóstico precoce, tratamento e prevenção do câncer de mama - ESF Ajuda A.


Fotos Relacionadas