PACS em Favor da Família realiza evento na Aroeira

27/07/2007 16:11:12 - Jornalista: Joanna Benjamin - estagiária

O Programa de Agentes de Saúde (PACS) da secretária Especial de Saúde realizou um evento, na Praça Arlindo Mourão, no bairro Aroeira. As atividades tiveram início, às 08h, com a presença da enfermeira Chefe da Unidade, Marlene Oliveira, uma técnica de enfermagem e oito agentes comunitários.

A Enfermeira Chefe Marlene Oliveira, responsável pela Unidade do PACS da Aroeira ressaltou que este é o primeiro evento da unidade e ela está otimista, vendo alegria e disposição dos agentes comunitários. O evento contou com vários atrativos como aferição de pressão arterial, aferição de glicose, pesagem, atualização do cartão de vacina e palestras.

- Futuramente, teremos um PSF na Aroeira, podendo aumentar o número de assistidos da comunidade –disse, afirmando que a previsão é de que o PACS se transforme em Programa Saúde da Família.

Hoje, o programa é considerado parte da Saúde da Família. Nos municípios onde há somente o PACS, este pode estar em transição para o PSF. No PACS, as ações dos agentes comunitários de saúde são acompanhadas e orientadas por um enfermeiro/supervisor lotado em uma unidade básica de saúde.

O PACS, em favor da Saúde da Família tem como objetivo fazer a aproximação do programa com a comunidade, tendo em vista várias ações como aferição de pressão arterial, aferição de glicose, pesagem, atualização do cartão de vacina e palestras.

Os Agentes Comunitários ainda cadastram as famílias dos locais atendidos pelo Programa Saúde da Família (PSF). Com base nos cadastramentos, cada equipe de Saúde da Família faz o diagnóstico no local sobre as condições sociais, demográficas e epidemiológicas. A partir dos problemas de saúde mais comuns e situações de riscos identificados, é elaborado o planejamento da atuação da equipe, como ações de promoção da saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.

Atualmente, o município conta com 28 equipes de Saúde da Família e uma de agentes comunitários de Saúde, abrangendo 75.882 habitantes, o que corresponde a 54% da população.