Palestra gratuita orienta sobre direitos e deveres do Microempreendedor Individual

13/03/2024 18:18:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Bruno Campos

A analista Sílvia Andreia abordou os objetivos do MEI e a importância de participar desse tipo de capacitação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae iniciaram nesta quarta-feira (13), na Acim, palestra gratuita para orientar sobre os direitos e deveres do Microempreendedor Individual (MEI). O objetivo da apresentação “Como se tornar um MEI?” foi detalhar aos futuros MEIs o mecanismo de formalização e fomento ao empreendedorismo.

- A palestra é o primeiro passo para a formalização por parte do empreendedor para quem quer ser MEI. Até então o profissional ia à Casa do Empreendedor e entrava no sistema, agora estamos dando oportunidade dele conhecer essa tomada de decisão – informou a chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mariana Previtali, ressaltando o compromisso do governo em apoiar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

A analista do Sebrae Sílvia Andreia abordou os objetivos do MEI e a importância de participar desse tipo de capacitação. Durante sua fala, destacou os direitos e deveres como microempreendedor individual, conceitos, requisitos básicos e benefícios.

- Os participantes receberão na quinta-feira uma declaração de participação, que deverá ser entregue na Casa do Empreendedor. Além disso, terão acesso a um resumo do conteúdo apresentado e e-books sobre atendimento e controle financeiro - observou.

Sílvia também distribuiu um material específico para mulheres empreendedoras, do projeto Sebrae Delas. A iniciativa visa promover a capacitação e o empoderamento feminino no mundo dos negócios.

Antonia Solange Cunha foi uma das participantes. Ela vende açaí e se prepara para dar um importante passo em sua jornada empresarial: formalizar seu negócio como Microempreendedor Individual (MEI). “A palestra ensina as vantagens e benefícios dessa modalidade de registro. Com isso, vou ter mais segurança jurídica e facilidades para o meu negócio”, avaliou.

O pintor especializado em pintura predial e restauração, Cristian Dutra, assistiu à palestra e tem o sonho de trabalhar restaurando museus e escolas. "Quero trabalhar na área de educação, restaurando escolas, a palestra vai ajudar a consolidar minha atuação como empreendedor na área”, contou.

O chileno Ignácio Lopes chegou à cidade nesta semana com planos de empreender. A palestra o ajudou a despertar seu interesse em iniciar negócios no município. Ignácio Lopes expressou sua admiração pelo potencial turístico e pelo setor de empresas petrolíferas de Macaé. "Macaé tem muito potencial. Quero me tornar parte dessa comunidade e contribuir", afirmou Ignácio Lopes.

A manicure e depiladora Denise Amaral também participou do evento. “O salão de beleza onde presto meus serviços solicitou a formalização como MEI e a palestra é uma oportunidade de entender melhor como funciona o MEI e quais são as vantagens e responsabilidades dessa modalidade”, citou.

A próxima edição acontecerá no próximo dia 20 e as inscrições podem ser feitas neste link. 


Fotos Relacionadas