Parceria é sucesso na Feira de Responsabilidade Social

21/05/2009 16:48:14 - Jornalista: Equipe Secom

A parceria entre o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé (CMDDCA) e o Projeto Escola em Ação foi um dos destaques da II Feira de Responsabilidade Social da Bacia de Campos, que está senso encerrada nesta quinta-feira (21) em Macaé.

Realizando o trabalho de conscientização sobre os direitos e deveres dos jovens, com os alunos da rede de ensino que visitaram a Feira, a equipe do Projeto Escola em Ação utilizou a revista “Turma da Mônica apresenta o Estatuto da Criança e do Adolescente” publicada pelo CMDDCA como suporte às atividades.
Segundo o presidente do CMDDCA, a parceria e a distribuição da revista vai de acordo com proposta do órgão, de popularizar entre os jovens e os adultos os direitos e deveres das crianças e adolescentes.

- Entendemos que muitos não sabem ainda qual a abrangência do ECA, e chegam até a questionar a sua validade. Por isso, o conselho entendeu que, temos que mostrar às famílias quais os direitos que os jovens adquiriram com e Estatuto, mas também, os seus deveres. E a cartilha explica bem isso, de forma lúdica e divertida, ressaltou.

O projeto Escola em Ação foi criado para enfrentar os novos desafios que sugiram nos últimos 10 anos em conseqüência de um processo de crescimento econômico acelerado decorrente da indústria de petróleo na região. Ele foi Fruto de uma parceria entre a UNESCO, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a Odebrecht Óleo e Gás (OOG), e baseia-se na metodologia do programa “Abrindo Espaços”, criado pela UNESCO, em 2000.

Hoje atende o Colégio Municipal Engenho da Praia, Escola Balneário Lagomar, Escola Municipal Eraldo Mussi e Colégio Municipal Botafogo . Ao abrir suas portas nos finais de semana, a escola abre oportunidades para a busca de alternativas de vida, de trabalho e de socialização.

- Notamos uma redução dos atos de vandalismos e depreciação: pichações dão lugar aos grafites e os muros de separação com a comunidade são paulatinamente substituídos por agradáveis canais de comunicação, aumentando progressivamente as medidas de proteção escolar, familiar e social de crianças e adolescentes, diz Rita Ippolito, coordenadora do Escola em Ação.

De acordo com Rita Ippolito,a idéia é ser parceiro do CMDDCA em suas ações, visando melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes de Macaé. “Essas ações fazem parte da estratégia do Escola em Ação. Temos que atuar em rede, afim de melhorar a situação da criança e do adolescente do município”, finaliza.