Parceria entre Cedae e prefeitura traz melhorias na oferta de água

10/04/2008 15:40:16 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

De acordo com informações do superintendente da Nova Cedae em Macaé, engenheiro Marcos Túlio de Aguiar, a parceria entre a Cedae e a prefeitura já realizou a troca de toda tubulação de água da Imbetiba, para solucionar um problema de mais de 50 anos: a falta de água no bairro. Foi trocada toda tubulação antiga de ferro, por uma rede nova de PVC com diâmetro de 200 milímetros, totalizando mais ou menos oito quilômetros de nova rede. A ação melhorou a oferta de água no bairro e em parte do Centro da cidade.

Mais uma ação já realizada pela parceria Cedae/Prefeitura foi a troca de tubulação para solucionar o problema crônico de falta de água da Rua Benedito Lacerda, atrás do Mercado de Peixes, além do assentamento de rede no Barramares, com 140 pontos de ligações de água, atendendo a localidade e adjacências. A Cedae também realiza, no São José do Barreto, um trabalho de adequação da rede existente na localidade, ampliando-a para atender a todas as residências.

Na noite de terça-feira (8), o superintendente Marcos Túlio participou de reunião, a convite do ex-secretário de Infância e Juventude, Júlio César de Barros, com moradores do Engenho da Praia, uma das primeiras localidades que receberá o benefício da expansão da rede de água da Severina. Localizado na ponta final do sistema de rede da Cedae, o Engenho da Praia receberá água de qualidade e em quantidade suficiente para atender aos moradores. Na reunião, Marcos Túlio colocou que a Cedae, dentro de pouco mais de dois meses, vai fazer as ligações de água nas residências, tão logo a instalação dos 7.500 metros dos novos tubos esteja concluída.

Outra frente de obra da Cedae, em parceria com a prefeitura, é a instalação da nova rede na localidade de Nova Holanda, onde estão sendo usados tubos de PVC de 200 milímetros. A nova rede, depois de passar pela rua principal, se estende pelas ruas transversais, e vai duplicar a capacidade de água que chega ao bairro. A ampliação da rede de água da Nova Holanda atende a uma solicitação dos moradores ao prefeito Riverton Mussi.

Na parceria, o órgão estadual entra com parte da tubulação, logística e tecnologia e a prefeitura, com equipamentos, maquinários, parte da mão-de-obra e todo suporte necessário para a realização da obra.

Segundo o secretário executivo de Obras, engenheiro Mário Bucker, como em muitos locais, o bairro vivenciava falta de água, pois contava apenas com uma tubulação central de 150 milímetros, que não atendia à demanda. Para suprir a falta de água, a população instalou mangueiras na rede existente. “A nova rede, a partir do tronco da Luiz Lírio, entrou pela Rua Aurélio da Silva, na entrada do bairro, indo até a ponte da Nova Holanda e daí chegando às ruas transversais. As obras de expansão dessa rede continuam e, em breve, a Nova Holanda contará com mais água”, concluiu Mário Bucker.