Parque Atalaia aberto para visitação na Semana do Meio Ambiente

05/06/2009 16:12:52 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Arquivo Secom

Objetivo foi mostrar para os estudantes e visitantes a biodiversidade da fauna e flora do local

Na Semana do Meio Ambiente, o Parque Atalaia - um dos mais importantes unidades de conservação do município - foi aberto para visitação, nesta quinta-feira (4) para estudantes da rede municipal de ensino e a comunidade. Eles tiveram a oportunidade de conhecer a biodiversidade da fauna e flora do local.

A coordenadora de Unidades de Conservação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semaurb), a bióloga Érica Steagall, explicou que o Parque Municipal do Atalaia foi inaugurado em 22 de julho de 2006 e engloba uma vegetação remanescente de Mata Atlântica.

- O local foi comprado pelo município em 1892 para captação de água para abastecer a cidade. A rede, composta por canos de ferro inglês, ainda serve para abastecer alguns locais, contou.

Érica acrescentou que o Parque Municipal do Atalaia foi criado com a finalidade de criar corredores ecológicos, ligando a Unidade de Conservação às reservas União e Poço das Antas, proporcionando dessa forma o deslocamento de diversas espécies de flora e fauna.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Maxwell Vaz, disse que o local, além de encantador, é remanescente da Mata Atlântica. “Todas as vezes que vamos ao parque ficamos deslumbrados com as belezas naturais, vegetação, córregos, cachoeiras, pássaros e borboletas”, comentou.

Os estudantes também gostaram muito do passeio. Um dos mais empolgados foi o estudante Luiz Paulo Alves,19 anos, que teve contato pela primeira vez com o Parque Municipal do Atalaia.

- Aprendi a gostar da natureza. Antes não gostava muito de visitar as matas. Gostei de conhecer a diversidade da fauna e da flora do local e achei bastante interessante a história do parque. Todo esse conhecimento me incentivou a fazer o curso de Técnico de Meio Ambiente – disse entusiasmado.

O Parque Municipal do Atalaia fica localizado nos perímetros dos distritos de Cachoeiros de Macaé e Córrego do Ouro a 27 quilômetros do Centro de Macaé. A estrutura física do Parque Municipal do Atalaia é composta de um centro administrativo, restaurante e centro de convivência, construída através de verba compensatória da instalação da Usina Termoelétrica El Paso. Hoje, o parque é uma referência regional para universidades realizarem pesquisa na área, gerando informações que serão compartilhadas em tempo real com a rede de ensino.