Parque Atalaia recebe Maratona Ecológica

25/11/2009 08:57:04 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

Evento reúne estudantes das redes pública e particular até sexta-feira

O Parque Atalaia, na região serrana de Macaé, está movimentado esta semana por conta da sua IV Maratona Ecológica. O evento, que reúne estudantes da rede pública e particular de ensino e grupos organizados, objetiva conscientizar a futura geração sobre os cuidados que se deve ter com o nosso ambiente hoje para que o amanhã seja sustentável.

A programação do evento, promovido pela prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Meio Ambiente, prossegue até sexta-feira (27) e conta com inúmeras atividades como a realização de palestras, atividades físicas, plantio de mudas, caminhada ecológica, apresentações teatrais, dinâmicas e alongamento, entre outras ações.

- Durante os quatro dias de maratona os participantes estão conhecendo também as belezas naturais do Parque Atalaia, uma Unidade de Conservação considerada como reserva biológica da Mata Atlântica da baixada litorânea do estado do Rio de Janeiro, que resguarda os últimos remanescentes do habitat original do mico-leão-dourado – frisou Maxwell Vaz, secretário de Meio Ambiente.

De acordo com o coordenador de Educação Ambiental “Conhecer para Preservar”, da Semma, Paulo Barcellos, os grupos irão conhecer assuntos como sustentabilidade, arborização e paisagismo, unidade de conservação, bioma, mata atlântica, água e lixo e outros assuntos pertinentes à maratona ecológica.

- Vamos enaltecer a importância das plantas para o meio ambiente, apresentar e divulgar a Unidade de Conservação Parque Natural Municipal Atalaia, sua relevância, mostrar as características próprias da Mata Atlântica, bem como as espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção, pontuou o coordenador, acrescentando que haverá sempre uma parte cultural.

No período da maratona a secretaria de Meio Ambiente irá disponibilizar o transporte diariamente para os participantes no horário de 8h30m e de 13h30. Neste IV evento, participam estudantes das escolas José Calil, Pedro Adami, Luíz Reid, Eraldo Mussi, Raul Veiga, Dolores G. Rodrigues, Jofre Frossard, Jacyra Tavares Durval, Ivete Santana, Neuza Brizola, Professora Maria Letícia, Wolfango Ferreira, Carolina Curvelo Benjamin, Angélica Benjamin, GP Aroeira, Escola de Pescadores e colégio Sesi. Os grupos organizados envolvidos são: Casa do Caminho, AMPRA (Grupo Amor), Alvorecer (Ninho Sabiá), Peti da Fronteira, Amada, Agentes Ambientais e Programa Nova Vida.

São parceiros do evento: Fórum Permanente da Agenda 21, Furnas, Guarda Ambiental, Secretaria Municipal de Educação e todos os grupos culturais.