Participação dos alunos nas atividades acadêmica é enfatizada na XIII Semana de Projetos

02/12/2008 15:38:56 - Jornalista: Graziele de Marco

A importância da participação dos alunos nas atividades acadêmicas desenvolvidas na Cidade Universitária foi enfatizada na abertura da XIII Semana de Projetos da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). A cerimônia foi realizada, na segunda-feira (1º), às 18h30, no auditório do complexo, seguida pela palestra “Conhecimento, Tecnologia e Sustentabilidade”, do professor Antônio Carlos de Azevedo Ritto.

Para o diretor da FeMASS, professor Francisco Gomes, é preciso que os alunos se envolvam mais nas atividades acadêmicas e vejam a instituição como local de construção do conhecimento. “O palestrante dessa noite, professor Ritto, esteve conosco, há algumas semanas, e nos disse algo que me marcou muito, e gostaria de lembrar esta noite. Ele nos lembrou a diferença entre aluno e estudante. Aluno é aquele que vem às aulas e quando o professor falta, simplesmente vai embora. Estudante é aquele que ocupa o espaço, vai à biblioteca, participa constantemente da vida acadêmica. E desejamos ter mais estudantes”, disse.

O diretor comentou que a Semana de Projetos é um momento de construção do espaço acadêmico e do conhecimento e para atingir este objetivo, é necessária a participação de todos. “Hoje, sei que este momento é significativo. No total, são duas semanas dedicadas a essas apresentações durante o ano e são muito importantes não só para crescimento pessoal, mas também profissional dos alunos”, ressaltou.

O presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), gestora da FeMASS, Joelson Tavares, lembrou que a realização dos projetos é importante para a estruturação do pensamento. “Realizamos uma pesquisa entre os alunos e descobrimos que muitos não gostam do projeto. Precisamos desconstruir essa relação, onde acaba parecendo mais difícil do que realmente é. Em qualquer atividade profissional precisamos fazer este tipo de trabalho”, lembrou se dispondo a tentar colocar algumas das idéias apresentadas em prática.

Os professores Sérgio Correa Netto, coordenador dos cursos e Leonard Barreto, coordenador de projetos, também confirmaram a semana como momento de troca de idéias. “Diversos projetos apresentam propostas de soluções e de desenvolvimento da nossa região. Este é um local onde os estudantes podem ampliar seus horizontes e não só reproduzir”, observou Sérgio.

A Palestra

Durante a palestra, o professor Ritto, também coordenador dos cursops de pós-graduação Latu Sensu na área de políticas públicas, comentou que o conhecimento é o motor das transformações políticas e sociais. “Tem sido assim desde a antiguidade, mas a característica marcante de hoje é a velocidade”.

Ele explicou que, no mundo moderno, é necessário um número cada vez maior de informações. “Percam a ilusão de acesso simplificado à realidade. A realidade é complexa. Boas idéias todos têm, mas vesti-la em formato de projeto é totalmente diferente. É, sem dúvida, um diferencial. E, por isso, o exercício de formular projetos é mandatório”, completou.

A Semana de Projetos é realizada todos os anos pela instituição. Durante o evento, os alunos dos cursos de graduação da FeMASS - Sistema de Informação, Administração e Engenharia de Produção - apresentam seus trabalhos de pesquisas. Todos os trabalhos fazem parte da nossa metodologia de avaliação e são desenvolvidos a partir de pesquisas realizadas pelos próprios alunos. A programação pode ser encontrada no site www.funemac.edu.br.