Passe escolar será distribuído pela Mactran

28/08/2009 19:08:26 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Divulgação

Mactran adotará novo esquema de segurança para a entrega do documento

Para melhor segurança e comodidade de alunos e funcionários da rede municipal de ensino, a prefeitura de Macaé decidiu pela transferência da administração e distribuição do passe escolar para a Macaé Transito e Transporte (Mactran). A decisão foi tomada pelo prefeito Riverton Mussi e pela secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia nesta sexta-feira (28). A autarquia já era responsável pela gestão do beneficio há três anos e agora adotará um novo esquema de segurança para a entrega do documento.

A secretária de Educação se reuniu na tarde de ontem com o presidente da Mactran, Jorjão Tavares Siqueira, o presidente da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, e procuradores do Município. Segundo Marilena, a mudança para a autarquia foi uma decisão acertada, uma vez que os funcionários afirmaram que o procedimento era mais seguro. “Quando a Mactran administrava esse processo, o material era transportado e vigiado pelos funcionários da Guarda Municipal. Não participávamos da execução desse procedimento, apenas o administrativo”, disse um dos funcionários do setor.

Na reunião, também foi acertado detalhes da implantação do passe eletrônico na rede de ensino. As secretarias de Educação e Ciência e Tecnologia se uniram em caráter de urgência para acelerar o processo de cadastramento dos alunos em um software, para que dentro dos próximos meses os alunos possam utilizar o passe escolar por meio da bilhetagem eletrônica. Na próxima semana, o secretário Guto Garcia se reunirá com os setores municipais envolvidos no processo para iniciar a execução do programa.

Na última quarta-feira (26), o setor da secretaria de Educação responsável pelo passe escolar foi furtado, levando o órgão a suspender temporariamente a entrega para os alunos. Por medida de segurança, a secretária de Educação esteve nos últimos dias buscando alternativas para oferecer mais segurança e comodidade na correta distribuição do benefício.

Passe do mês de setembro não será aceito pelas empresas

Diante do ocorrido, a secretaria determinou que os passes escolares que foram distribuídos com validade a partir do dia primeiro de setembro estão inválidos. O órgão publicará oficialmente um ato de invalidade desses passes. Ao mesmo tempo estão sendo tomadas as providências para que haja nova distribuição de passes nos próximos dias. Esses passes terão características totalmente diferentes e passarão a valer a partir do dia oito de setembro. Entre os dias primeiro e oito teremos cinco dias úteis e nesse período os estudantes irão usar a carteira de identificação escolar com foto. As diretoras das escolas estarão sendo comunicadas para informar aos pais.

Ainda na sexta-feira, a secretária se encontrou com os funcionários da secretaria envolvidos no episódio. Solidária, ela reforçou a preocupação do prefeito Riverton com as pessoas da secretaria se mostrando ainda disposto a ajudar no que for preciso. “Riverton e eu estamos montando uma nova forma de garantir que o passe seja entregue de uma forma mais prática e eficiente”, acrescentou Marilena. Prefeito e vice decidiram ainda reestruturar todo o setor do passe. “Esses profissionais possuem um trabalho exemplar e gostaríamos de aproveitá-los em atividades que são indispensáveis para a secretaria de Educação e na gestão municipal”, ressaltou Marilena.