Passes de setembro estão inválidos

27/08/2009 16:16:16 - Jornalista: Waleska Freire

Os passes escolares que foram distribuídos com validade a partir do dia primeiro de setembro estão inválidos. O anúncio foi feito pelo procurador geral do município, Sérgio Toledo, após reunião com a secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, o superintendente da empresa Macaense, Sérgio Hubner, e o acionista da empresa Líder, Joacir Terra.

A medida foi adotada devido ao roubo dos passes sofrido nesta quarta-feira (19), quando quatro profissionais entravam no carro da Secretaria para transportar o passe para o Ginásio do Juquinha, onde eles estavam sendo distribuídos desde a última terça-feira.

- A Secretaria de Educação irá publicar oficialmente um ato de invalidade desses passes. Estão sendo tomadas as providências para que haja nova distribuição de passes nos próximos dias. Esses passes terão características totalmente diferentes e passarão a valer a partir do dia oito de setembro. Entre os dias primeiro e oito teremos cinco dias úteis e nesse período os estudantes irão usar a carteira de identificação escolar com foto. As diretoras das escolas estarão sendo comunicadas para informar aos pais. Outra medida importante é a implantação da bilhetagem eletrônica para o outro mês. Estamos unidos nessa tarefa prioritária, informou Marilena Garcia.

Em parceria com a secretaria de ciência e tecnologia durante a distribuição dos novos passes do mês de setembro, será feito um cadastro on line específico de todos os usuários do transporte escolar. Na ocasião da entrega haverá o registro da foto e a confirmação dos dados eletrônicos existentes via um Software para a confecção dos cartões eletrônicos. A secretaria de mobilidade urbana também vai ajudar no processo.

O superintendente da empresa Macaense, Sérgio Hubner, acompanhado do gerente de tecnologia, Ronei Marques, do assessor jurídico e do gerente de operação, disse que a empresa se compromete a confeccionar os cartões eletrônicos. “Vamos trabalhar em conjunto para efetivamente resolver o problema. Com os nomes e as fotos de todos os alunos imediatamente mandamos fazer os cartões”, disseram.

O passe escolar foi instituído pela Lei Municipal nº 2237/2002. Para receber o passe escolar o aluno, pai ou responsável deve comparecer à secretaria da escola em que estiver matriculado, levando uma foto 3x4, um comprovante de residência e preencher a ficha cadastral. O passe escolar é um direito do estudante da rede pública de ensino seja ele aluno da rede federal, estadual ou municipal. No caso de Macaé os alunos assistidos no Centro Municipal de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes) também têm direito ao passe.

ROUBO - De acordo com as testemunhas, dois rapazes, com idade estimada em 15 anos, chegaram armados anunciando o assalto. No carro estavam seis mil passes escolares. O caso foi registrado na 123ª DP. O fato comprovou a necessidade de agilizar a implantação da bilhetagem eletrônica.