Patrimônio Histórico faz doação de livros

16/02/2009 14:05:39 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Os livros didáticos serão doados para a Escola do Frade e para a Escola de Música Maria José Guedes

A subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph) da prefeitura de Macaé fará o repasse de cerca de 100 livros provenientes de doações. De acordo com o subsecretário Ricardo Meirelles, são livros que não possuem valor histórico, mas que tem muita utilidade para as escolas. Os livros didáticos serão doados para a Escola do Frade e para a Escola de Música Maria José Guedes.

- Recebemos diversos livros como a Grande Enciclopédia Delta Larousse, didáticos, música e muitos em inglês. Os didáticos serão encaminhados para a Escola do Frade a pedido da diretora. Os de música, que relatam a biografia de vários compositores e músicos brasileiros famosos como Lupicínio Rodrigues, Jacob do Bandolim, Ataulfo Alves, entre outros, serão encaminhados para a escola de música mantida pela prefeitura. Temos alguns também com letras e música de composições famosas, observou Meirelles.

Criada em 2005, a secretaria Municipal de Acervo e Patrimônio Histórico tem como principal finalidade zelar pela integridade do patrimônio histórico do Município, principalmente através de trabalhos de pesquisa e documentação. Sediada no Solar dos Mellos, a secretaria desenvolve vários projetos como recuperação de documentos históricos, café literário, curso de professor investigador, sessões de cinema, entre outros.

- A intenção da prefeitura é resgatar essa memória histórica do município. Em 2008, fizemos o lançamento de quatros lendas já registradas, e agora transformadas em animação. São lendas passadas de boca em boca, que tem origem no nosso município, explica o subsecretárioo.

De acordo com Meirelles, é intenção do município prosseguir com este projeto com mais pesquisas para registrar outras lendas.