"Patrulha Agrícola" intensifica ações

24/05/2021 10:33:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Moisés Bruno

Fazenda Santa Terezinha foi atendida nesta semana

Visando o aumento da produção agrícola e redução dos custos do pequeno e médio produtor rural do município, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Agroeconomia, vem intensificando as ações do projeto "Patrulha Agrícola", que consiste na disponibilização de apoio técnico e de maquinário. A Fazenda Santa Terezinha, no bairro Ajuda, recebeu o acompanhamento do Secretário de Agroeconomia, Luiz Fernando Pessanha, e do técnico agrícola, Edson Conceição Terra. No local, um trator da secretaria preparava a terra para o plantio de milho, que irá alimentar o gado leiteiro.

Para solicitar o serviço, o pequeno e médio agricultor deve procurar a sede da secretaria, onde é feito um cadastro. "Antes de receber alguns dos equipamentos, um técnico agrícola vai até o local fazer uma inspeção e verificar a necessidade do agricultor", disse Luiz Fernando. O órgão possui tratores para preparar a terra e retroescavadeiras, que são utilizadas para o escoamento de água, limpeza de canais, construção de bebedouros para animais e tanques para peixes. "Atendemos produtores de leite, agricultores da agricultura familiar ou piscicultores. Estamos implementando a piscicultura no município, com a produção e abertura de tanques", pontuou Luiz Fernando.

De acordo com Luiz Fernando, a propriedade do Luciano Rocha é um exemplo de diversidade, que visa a aumento da produção com a redução de custos. Atuando na área leiteira, Luciano também recebeu o apoio da Secretaria de Agroeconomia no plantio do BRS Capiaçu, uma espécie de capim com alto teor de proteína, fundamental para atender à demanda proteica e energética do rebanho.

Com a lavoura de milho, que será destinada para o consumo do gado, o pecuarista quer aumentar em 75% a sua produção média de leite. Por dia são retirados 230 litros de leite. Com a melhoria na dieta dos animais, ele pretende chegar a 400 litros/dia. "A ajuda da secretaria só vem agregar ao nosso trabalho, além do aumento de litros de leite, também reduzirá o custo na produção, pois o valor da ração é alto", frisou. Além da plantação de BRS Capiaçu, a fazendo possui cultivo de mandioca para alimentação do gado e, em breve, o milho, que tem seu ciclo de 130 a 140 dias.


Fotos Relacionadas