Patrulhamento Escolar combate violência com programas educativos

01/09/2005 10:17:44 - Jornalista: Sérgio Lopes

Tendo como objetivo sensibilizar a comunidade para as questões relativas à segurança, o combate à violência e ao uso de drogas, a Guarda Municipal de Macaé vem realizando vários projetos sócio-culturais e educativos no município, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Um deles é o Patrulhamento Escolar. O programa está ligado ao DEPATRI (Departamento de Patrimônio e Inspetoria).

Segundo a coordenadora do projeto, Patrícia Moura, criado há cinco anos, o Patrulhamento Escolar tem como finalidade prestar auxílio às escolas da rede de ensino municipal. “Nós trabalhamos com palestras, orientando e mostrando os perigos que a violência pode causar às crianças de nossa cidade”, disse.

Com a familiarização da guarda municipal e o contato direto com pais e professores, o trabalho hoje tem sido de grande valia. A coordenadora conta que no início este trabalho foi muito difícil, pois as crianças tinham medo dos agentes. “A nossa aproximação agora é muito boa. As crianças nos ouvem, dando a possibilidade de orientá-las quanto aos seus deslocamentos casa-escola, nas travessias das vias públicas, nos horários de entrada e saída das escolas e até nos seus momentos de lazer. Procuramos com isso, a cada dia estar mais junto dessa sociedade”, ressaltou Patrícia.

O programa desenvolvido pelo Patrulhamento Escolar possui um cunho social, pois, busca a integração com as crianças, seus pais e professores, mantendo-se assim, inteirado com todos os problemas da comunidade. “Além disso, ele presta socorro e faz encaminhamento às unidades hospitalares do município a todos os envolvidos nesse processo, buscando proporcionar o bom funcionamento dos estabelecimentos de ensino”, afirma a inspetora.

O Patrulhamento Escolar é composto por uma coordenação e duas equipes com duas viaturas, tendo três membros em cada uma, sendo dois agentes masculino e um feminino. Atualmente o Grupamento presta atendimento a 123 unidades de ensino no âmbito municipal, sendo dividido em nove setores administrativos: Rosa (20 unidades); Marrom (21 unidades), Azul (07 unidades), Amarelo (12 unidades), Vermelho (15 unidades), Verde (17 unidades) e Região Serrana (30 unidades).

De acordo com Patrícia, no ano de 2001 foram efetuadas 5.753 visitas, sendo registradas 79 ocorrências. Já em 2002 foram efetuadas 7.666 visitas com 184 ocorrências. Entres as ocorrências estão a condução de enfermos; queixas de furto, roubo, arrombamento e vandalismo. Em 2003 foram realizadas 6.837 visitas com 218 atendimentos e 338 palestras educativas. Em 2004 foram 6.583 visitas com 243 ocorrências e 22 palestras.

O grupamento durante as visitas aos estabelecimentos de ensino, procura orientar os alunos sobre os perigos referentes à utilização de armas dentro das escolas, principalmente, as brancas (canivete, facas e tesouras). Vários exemplares encontrados nas escolas foram recolhidos à Guarda Municipal.

Conforme Patrícia, muitas vezes os alunos não vão com o intuito de ferir um colega, mas durante uma desavença, eles podem utilizar esses objetos como armas. “Estamos sempre procurando orientar também os professores para que quando observar esses instrumentos em posse dos estudantes, que façam o recolhimento e chamem os responsáveis, conscientizando-os do perigo que são essas crianças transportando esses tipos de armas”, disse.

O Patrulhamento Escolar faz parte de um projeto social da corporação que tem como principal objetivo combater a violência, principal causa dos problemas econômicos que ocorrem no país, contribuindo para a diminuição da desagregação familiar e o combate ao uso de drogas no município. “Estamos sempre procurando conscientizar os pais para não adquirem esses objetos, e as crianças, a não transportar esse tipo de material”, finalizou a inspetora.