Paulinho da Viola é tema de documentário do Cine Quarta

03/07/2007 16:46:54 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Documentário Meu Tempo é Hoje – que mostra perfil afetivo do cantor, instrumentista e compositor Paulinho da Viola – será exibido nesta quarta-feira (04), no Auditório do quarto andar do Centro Macaé de Cultura. É o Cine Quarta, que acontece uma vez por mês, sempre focando ora música, ora teatro. Filme tem início às 19h.

O público alvo será constituído por alunos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, especificamente aprendizes do Conservatório Macaé de Música. No espaço há 50 lugares. Evento também é aberto a pessoas da comunidade interessadas nos temas.

Para o agente cultural Leandro Baumgratz, coordenador do Cine Quarta e integrante do projeto Quartas Culturais, é importante para os alunos de música conhecer os artistas que influenciaram a música popular brasileira e seu desenvolvimento. No próximo Cine Quarta será a vez do filme Um bonde chamado desejo.

No documentário dirigido por Izabel Jaguaribe com roteiro do jornalista Zuenir Ventura, são mostrados mestres e amigos de Paulinho da Viola e suas influências musicais, percorrendo sua rotina discreta e muito peculiar, em atividades e hábitos desconhecidos do grande público.

Mas a grande revelação vem das reflexões do músico sobre um único tema: o tempo. Em vários versos ele canta: "Só o tempo ajuda a gente a viver"; "Amor, repare o tempo enquanto eu faço um samba triste pra cantar"; "Quando eu penso no futuro, não esqueço o meu passado".

Há ainda encontros musicais memoráveis com Marina Lima, Elton Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela. O Centro Macaé de Cultura fica na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro.