Pesca: Fiperj tem incumbência de montar unidade em Macaé

20/07/2009 16:33:36 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia

Fundação Instituto de Pesca do Rio vai investir em pesquisa e fomento do setor no estado

Durante o Encontro Regional do Norte Fluminense – 2009 realizado na última sexta-feira (17), o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, anunciou que o governo do estado vai investir R$ um milhão na realização de pesquisa sobre o setor pesqueiro. O presidente da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj), Antônio E. Santos, que assumiu o cargo em maio, informou que seu objetivo é investir no fomento da atividade pesqueira no estado.

- A incumbência do novo presidente da Fiperj é montar uma unidade em Macaé. Vamos realizar uma pesquisa para levantarmos os dados sobre o setor pesqueiro no estado e Macaé será a base na região para realizarmos esta pesquisa. O estado do Rio de Janeiro figura como o terceiro maior produtor de pescado do Brasil, mas podemos até ser o primeiro se tivermos esses números comprovando -, explicou Christino Áureo. A Fiperj é uma fundação vinculada a secretaria de Estado de Agricultura.

Durante o Encontro Regional do Norte Fluminense, Christino Áureo, informou que pretende trazer dois convênios para o setor pesqueiro de Macaé e estender a Escola de Pesca, que vai ser inaugurada em São Gonçalo, também para o município. “O diagnóstico sobre o setor pesqueiro será apresentado em audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)”, completou o secretário.

O presidente da Fiperj ressaltou que o porto do Mercado Municipal de peixe de Macaé é o maior em embarque e desembarque da Região Norte e Noroeste. “Vamos trabalhar no fomento da atividade pesqueira, na ranicultura, criação de peixe, construção de entreposto e de logística comercial no estado. Para isso, vamos buscar parceria com o Ministério da Pesca para o fomento da atividade pesqueira e de beneficiamento por meio de crédito dos Programas Prosperar e Multiplicar, do governo do estado do Rio de Janeiro”, observou Antônio E. Santos.

Macaé produz 600 toneladas de pescado

O subsecretário de Pesca de Macaé, José Carlos Bento da Silva, informou que segundo dados coletados junto à Colônia de Pescadores Z3 de Macaé, o município produz uma média de 600 toneladas de pescado por mês. “Hoje Macaé é seguramente o terceiro maior produtor de pescado do estado do Rio, só perdendo para o Rio e Niterói. O Mercado Municipal de Macaé, que está sendo reformado, recebe muitos pescadores de outros municípios que desembarcam aqui. Precisamos de mais incentivos no setor de comercialização do pescado no atacado e no beneficiamento do produto. A subsecretaria de Pesca também já tem um projeto voltado para a melhora do custo/benefício do setor”, informou.