Pesca: prefeitura estuda modernizar Rádio Costeira

08/11/2021 10:58:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin

Equipe da Secretaria de Pesca fez visita técnica para conhecer sistema avançado da Rádio Costeira Itaoca

A Prefeitura de Macaé estuda modernizar o sistema de radiocomunicação para a atividade pesqueira de forma que seja mais ágil e segura a comunicação entre as embarcações no mar, os familiares e a base operacional em terra. Para que o novo sistema comece a operar, técnicos da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura visitaram a Estação de Rádio Costeira Itaoca, em Itaipava, no Espírito Santo, no último dia 29, para conhecerem como funciona na prática.

O secretário Jair Gomes de Barcelos disse que a ideia é substituir os equipamentos da rádio que já existe em Macaé por um sistema moderno e mais tecnológico, similar ao da Rádio Itaoca que, segundo ele, funciona muito bem. Ele disse que os transmissores da estação capixaba são de longo alcance e permitem comunicação com embarcações em todo o país e até em áreas internacionais. Já a Rádio Costeira Ponciano Meirelles de Macaé tem alcance abaixo de 70 milhas.

“A Rádio Itaoca é particular e os pescadores pagam taxa mensal que mantém o sistema avançado. A estação funciona o dia todo, passando a eles as informações necessárias sobre vento, maré, temperatura da água, tamanho da onda, resgates e outros serviços”, explicou o secretário.

A estação conta com duas bases operando simultaneamente e também mantém os pescadores informados sobre período de defeso, apoio em casos de emergências no mar e até assistência mecânica com informações em tempo real no site da rádio e calendário lunar, entre outros serviços. A Secretaria de Pesca está vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.