Pescadores vão receber recursos da prefeitura para aquisição de material de pesca

29/04/2008 13:09:37 - Jornalista: César Dussac

A Colônia de Pescadores Z3 e Associação Mista de Pescadores de Macaé vão selecionar cerca de 50 embarcações a serem beneficiadas com empréstimo do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), para cobrir as reais necessidades de material com a finalidade de navegação e pesca seguras. A lista dos beneficiários será encaminhada à secretaria executiva de Pesca.

A decisão foi tomada, na tarde de segunda-feira (28), por consenso, na secretaria executiva de Pesca, em reunião do secretário José Carlos Bento com o presidente do Fumdec, Francisco Navega, o presidente da Colônia, Oswaldo Romano, e o presidente da Associação, Valtair Pessanha, acompanhado do empresário Celso Cardoso, diretor administrativo da entidade.

Ficou estabelecido que nem a colônia nem a associação terão um número pré-determinado de beneficiários. As duas entidades farão a seleção em conjunto, descartando qualquer possibilidade de favorecimento pessoal. Segundo o secretário José Carlos, este consenso é fundamental para o pescador, que necessita do entendimento entre seus representantes, para ver encaminhados e solucionados seus problemas junto ao poder público, representado pela secretaria, criada pelo prefeito Riverton Mussi para catalisar os interesses da classe.

- O material necessário a uma navegação e pesca seguras será financiado pelo Fumdec, sem que o proprietário da embarcação receba em espécie a importância a ele destinada, ou seja, nenhum pescador vai ter o dinheiro em suas mãos. As empresas fornecedoras vão ser pagas, diretamente, pelo financiador do material. Além da compra de GPSs, bombas d’água e rádio comunicadores, constantes da primeira lista, foram incluídos outros acessórios, segundo as necessidades de cada embarcação, tudo com o objetivo de proporcionar segurança ao profissional, preocupação constante do prefeito, observou José Carlos.

Segundo Francisco Navega, o Fumdec identifica a pesca como setor de grande potencial econômico no município, e esclareceu que o dinheiro para a compra do material é um recurso da prefeitura, que será encaminhado via Fumdec, à parceria formada entre a secretaria executiva de Pesca, Colônia de Pescadores Z3 e Associação Mista dos Pescadores, recurso que será repassado via Banco do Brasil.

- O montante é de R$ 110 mil para empregar na compra de material que venha a beneficiar em torno de 50 embarcações, com a média de R$ 2 mil em empréstimo para cada proprietário, que terá um ano de carência e 48 meses para pagar, com juros de 6,17% ao ano. Quitada a dívida, o montante de juros voltará para o pescador como capital de giro. O convênio assinado entre o Fundo e o Banco do Brasil prevê a incidência de 2% de juros sobre o total do financiamento, esclareceu Navega.