Pesquisa avaliará situação das ruas da cidade

15/04/2009 09:46:08 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Arquivo Secom

Pesquisadores estarão nas ruas a partir de hoje

Parceria entre a Câmara Permanente de Gestão, por meio do projeto Cidade Limpa, a Coordenadoria do Programa Macaé Cidadão e a Secretaria de Serviços Públicos vai promover a pesquisa de constatação das condições de infraestrutura do município de Macaé. A partir desta quarta-feira (15), dez pesquisadores, um supervisor e um coordenador do Macaé Cidadão irão percorrer todas as ruas dos 22 bairros da cidade, além das sedes dos seis distritos, para obter informações e dados sobre as reais condições dos logradouros públicos.

Moradores e presidentes de Associações serão questionados com perguntas que respondam se há serviço regular de varrição de ruas em suas localidades, se os terrenos baldios têm sido limpos satisfatoriamente, se ocorrem retiradas periódicas de lixo dos terrenos baldios, entre outras. Os pesquisadores poderão avaliar o grau de satisfação da comunidade com os serviços da prefeitura, por intermédio de uma classificação da qualidade.

Segundo a coordenadora geral do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, os pesquisadores utilizarão máquina fotográfica durante as apurações dos fatos. “O Macaé Cidadão está atendendo solicitação de autoridades para que seus pesquisadores façam avaliações acerca de como estão os serviços de infraestrutura, quais são as principais necessidades da população”, avalia ela.

De acordo com o gerente do Projeto Cidade Limpa, Adrian Mussi, para a Câmara de Gestão e para a Secretaria de Serviços Públicos será importante diagnosticar e mapear os problemas e as dificuldades para posteriormente partir para ações mais focadas. “A pesquisa também tem a meta de dar suporte ao Cidade Limpa que consiste em acompanhar as secretarias no referente à limpeza da cidade em termos visuais, auditivos e também sobre coleta de lixo”, acentua ele.

O prazo previsto para o encerramento da pesquisa é outubro. “Nossa função é avaliar e apresentar à Câmara Permanente de Gestão a real situação dos espaços públicos em Macaé, bem como ajudar na elaboração de novos planos de ação para conservar os logradouros nos bairros e nos distritos. Trata-se de uma ferramenta de extrema relevância que servirá de subsídio para a realização de ações, a fim de promover a qualidade de vida da população macaense”, finaliza a coordenadora do Programa Macaé Cidadão Amélia Guedes.