Pesquisa científica do Centro de Referência Odontológica é premiada em Congresso Brasileiro

04/08/2008 17:15:36 - Jornalista: Samanta Fernandes - estágiáris

Realizado na última semana, o Congresso Brasileiro de Estomatologia reuniu projetos científicos de todo o país. Macaé foi representada pela primeira vez com o trabalho do Centro de Referência Odontológico (CEO), da secretaria Especial de Saúde. Tendo como tema “Prevalência de casos em ambulatório de estomatologia e cirurgia oral”, o projeto ficou entre os 15 melhores apresentados. O evento aconteceu em Fortaleza, no Ceará.


- Este projeto foi realizado durante os últimos cinco anos, pesquisamos quais eram as patologias mais comuns. Avaliamos o atendimento de 1.694 pessoas, totalizando cerca de 400 pacientes por ano. A conclusão que chegamos foi que as doenças mais encontradas são: alteração do desenvolvimento, câncer de boca, patologia de glândulas salivares e patologias de lesões reacionárias a próteses e hábitos – explicou o estomatologista do CEO, Valdir Meireles.

Ainda segundo o médico, a apresentação da pesquisa coloca Macaé no âmbito nacional dessa área. “Buscamos inserir a coordenadoria bucal de Macaé no contexto brasileiro em geral. Apresentar a cidade em um evento de grande porte, como esse Congresso, é de grande importância, ainda mais pela boa resposta que tivemos pelo trabalho de pesquisa que mostramos”, concluiu o médico que representou o município junto com o estudante Rafael Netto.

O trabalho, apresentado e inscrito em inglês, foi realizado pelo secretário executivo de Saúde, Dr. Paulo Seady; pelo coordenador de Saúde Bucal, Júlio César Abreu; pelo diretor técnico da coordenação de saúde bucal, Jackson Augusto Costa; e pelo estudante de medicina, Rafael Netto. Lembrando que o estomatologista é quem cuida das doenças da boca e dos ossos da face.