Pesquisadora do CNPQ ministra palestra para os alunos de Pós-Graduação em Afrocartografias

29/06/2009 16:55:08 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Ana Canen contou com um público expressivo na Cidade Universitária de Macaé

A palestra “Identidade Étnico Racial e Multiculturalismo:Contribuições para Educação Escolar” proferida pela professora de Educação Escolar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisadora da CNPQ e PHD pela University of Glasgow, Ana Canen contou com um público expressivo na Cidade Universitária de Macaé.

A palestra, ministrada para os alunos de Pós-Graduação em Afrocartografias: Marcas da África na Travessia do Atlântico, teve como enfoque principal entender como a escola se organiza diante do multiculturalismo.

- Meu objetivo é levar aos pós-graduandos a reflexão sobre a valorização da diversidade cultural e os desafios relacionados ao preconceito. A intenção é envolver professores e gestores em um movimento voltado para a diversidade. Temos que debater a transversalidade curricular do ensino e avaliar como a escola está se comportando diante do multiculturalismo, disse Ana Canen.

A palestra foi oferecida gratuitamente pela prefeitura por meio da Secretaria de Educação. Hoje o curso conta com estudantes de Macaé, Cabo Frio, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu., num total de 48 estudantes.

Segundo a coordenadora do curso de Pós-Graduação em Afrocartografias, Sônia Santos, esta é a segunda palestra ministrada para os estudantes do primeiro módulo do curso e tem como objetivo oferecer os instrumentos essenciais para aplicação da Lei nº 1164508.

“Esta lei é fundamental, pois prevê a obrigatoriedade do ensino das culturas africanas, afras brasileiras e indígenas em todos os níveis de ensino do território nacional”, frisou Sônia Santos. Presente na palestra, o coordenador da superintendência Acadêmica, Meynardo Rocha de Carvalho, destacou que esta programação reforça a proposta de enriquecer os conhecimentos dos estudantes, que merecem um estudo de qualidade com debates que enfocam temáticas variadas no ensino que se volta para o desenvolvimento.

O curso de Pós Graduação em Afrocartografias foi estruturado em sete módulos e para melhor conhecimento dos estudantes são realizadas palestras com profissionais renomados, que desenvolvem trabalhos com temáticas relacionadas ao curso.