Pesquisas da prefeitura avaliam Infraestrutura das ruas e linhas de transporte

30/04/2009 18:33:10 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Dez pesquisadores do Programa Macaé Cidadão estarão nas ruas dos 22 bairros de Macaé e das sedes dos seis distritos até o mês de outubro para realizarem apuração de duas pesquisas de interesse municipal. Elas são: a pesquisa fruto de parceria entre o programa e a Câmara Permanente de Gestão (CPG), por meio do projeto Cidade Limpa, e a secretaria de Serviços Públicos (Semusp), para constatar as condições de infraestrutura das ruas do município e a pesquisa pedida pela Mactran (Macaé Trânsito e Transportes) para que sejam averiguadas possíveis reestruturações no Sistema Integrado de Transporte.

- A primeira pesquisa avaliará e obterá dados e informações de moradores e presidentes de Associações de Moradores se há serviços de varrição de ruas em suas localidades de forma satisfatória, se os terrenos baldios têm sido limpos periodicamente, se o lixo dos terrenos são coletados de maneira disciplinada – diz a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes.

Ela ainda informa que na segunda pesquisa, cujo nome é “Linha de Destino” - que faz parte do mesmo questionário onde estão contidas as perguntas sobre a infraestrutura dos logradouros públicos - se buscará saber da população opiniões sobre qual a melhor linha que atenderia a comunidade. “Serão observadas as posições dos populares sobre o itinerário mais adequado para eles, a questão dos horários para transporte público mais convenientes e se além do ônibus as pessoas também gostariam da opção do transporte ferroviário urbano”, explica Amélia.

- Nas pesquisas, os coletores de informação poderão avaliar o grau de satisfação da comunidade com os serviços da prefeitura, por intermédio de uma classificação da qualidade – conta ela, acrescentando que os pesquisadores utilizarão máquina fotográfica durante as apurações dos fatos.

Pesquisas

Levar aos gestores da administração municipal lotados nas secretarias e órgãos públicos da prefeitura pesquisas, informações e dados reais para facilitar a execução prática de ações em favor da população. Este é o principal objetivo do programa Macaé Cidadão, que computou os dados da Pesquisa Domiciliar, realizada em 54.155 domicílios entre maio de 2006 e dezembro de 2007. Neste trabalho, 80 pesquisadores contabilizaram 175.496 pessoas.

Nos questionários, constituídos e desenvolvidos baseados em pensamento sociológico, há perguntas a respeito de domicílio, saúde, educação, meio ambiente, saneamento, esporte e lazer, atividades ocupacionais, migração, entre outros itens.

Desde 2001, a equipe do Macaé Cidadão já realizou 23 coletas de informações, num trabalho de campo junto à população.

De acordo com Amélia Guedes, toda pesquisa serve para que a prefeitura tenha conhecimento mais detalhado das demandas sociais, e assim implantar as políticas públicas corretas.

A Pesquisa Ilha Colônia Leocádia, por exemplo, foi feita para atender à solicitação da secretaria de Meio Ambiente. Nela, a população residente na Ilha Colônia Leocádia (Nova Malvinas) participou do fato de ser importante proteger o local de futuras invasões, viabilizando o remanejamento destas famílias da área de preservação ambiental para outro local designado pelo município. O resultado prático da pesquisa já saiu: a prefeitura em parceria com o Ministério das Cidades está construindo casas na Ajuda para os moradores.

Em outubro e novembro de 2005, atendendo a outra solicitação da Mactran, dezenas de coletores de informação do programa Macaé Cidadão saíram às ruas, em locais pré-definidos por aquele órgão público, para mensurar o fluxo de veículos em horários de pico, a fim de planejar formas de melhor fluidez do trânsito na cidade. As sinalizações existentes também foram avaliadas e renovadas graças a esse trabalho.

- Na pesquisa Agropecuária, tivemos como meta atualizar o perfil da atividade agropecuária, tendo como proposta o desenvolvimento e o acompanhamento dos planos e projetos relativos a este setor, além de promover o desenvolvimento rural no município de Macaé – conta Amélia. Ela diz ainda que este trabalho, desenvolvido em todas as propriedades agropecuárias de Macaé, foi realizado entre maio e dezembro de 2007.

A coordenadora citou ainda como exemplo a pesquisa do Comércio Feliz, quando se buscou saber as reais demandas de comerciantes e empresários da cidade. Esta coleta de informações ocorreu nos meses de agosto e setembro do ano passado.

Outra pesquisa foi a do Art Luz, também realizada em 2008, em que o programa fez 10 anos de implantação. O levantamento teve como objetivo investigar e avaliar os potenciais do programa e sua influência sobre o público-alvo, constituído por crianças, adolescentes e mulheres. Nesta averiguação que resultou em livro, até vizinhos e membros das comunidades foram entrevistados.

Segundo disse a coordenadora do Macaé Cidadão, toda a equipe que trabalha nas pesquisas é reciclada e capacitada mensalmente e vem atuando ao longo dos anos, tornando-se portadora de grande experiência no campo da investigação.