Pesquisas do Macaé Cidadão ajudam gestores municipais

19/02/2010 10:30:01 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Arquivo Secom

Em 2009, Macaé Cidadão realizou seis pesquisas, que estão auxiliando a prefeitura a planejar novas ações

Para proporcionar ao governo de Macaé conhecimentos por meio de pesquisas, levando os administradores a terem dados para executar ações em prol da população, o programa Macaé Cidadão da prefeitura tem realizado diversas coletas de informações. Desde 2001, já foram feitas 29 pesquisas. Só no ano passado, foram seis.

De acordo com a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, a pesquisa serve para que a prefeitura tenha conhecimento mais detalhado das demandas sociais, e assim implantar as políticas públicas corretas. “Desta forma, os gestores municipais não agirão utilizando o “achômetro” e sim de acordo com informações baseadas na realidade”, comenta ela.

Realizada entre abril e setembro de 2009, a pesquisa “Linha de Destino” – uma requisição das secretarias de Mobilidade Urbana e de Serviços Públicos” abrangeu todas as ruas dos 22 bairros da cidade e das sedes dos distritos.

- Nosso objetivo foi levantar dados das condições de transporte dos moradores residentes em todo o município, além averiguar a viabilidade da utilização do trem como opção de transporte - conta Amélia Guedes. Para esse trabalho, dez coletores de informações atuaram levando os questionários e suas perguntas a 54 presidentes de associações de moradores e a 6957 moradores.

Já a pesquisa para constatar as condições de infraestrutura, feita concomitantemente à da Linha do Destino, investigou a situação de 1832 ruas do município. “Nessa coleta de informações, averiguamos e apresentamos à Câmara Permanente de Gestão (CPG) a real situação dos espaços públicos em nível de logradouros, além do estado de conservação dos mesmos”, explica a coordenadora.

Já a pesquisa “Investigação em Área de Risco” teve a meta de levantar dados para o planejamento de remoção e de atendimento às famílias moradoras de áreas de risco. Nessa pesquisa, uma assistente social, uma coordenadora e dois pesquisadores visitaram 41 domicílios, sendo uma solicitação de diversos órgãos públicos municipais. Essa coleta de informações ocorreu no dia três de novembro de 2009.

Nos dois últimos meses do ano passado ainda foi desenvolvida a pesquisa sobre o Colégio Municipal de Pescadores, quando se buscou conhecer a visão da comunidade em relação àquela instituição de ensino. “Vale ressaltar que essa pesquisa foi feita na mais absoluta normalidade, com excelente aceitação por parte dos entrevistados”, diz Amélia. Quem pediu o trabalho foi a Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e o Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP).

Inclusão Digital e Obras

Entre outubro e dezembro de 2009, atendendo solicitação da Câmara Permanente de Gestão (Programa Cidade Digital), o Macaé Cidadão efetuou coleta de informações acerca da área de informática, especificamente no segmento empresarial macaense e junto aos servidores da prefeitura.

- Também levantamos dados junto aos chefes de domicílios residentes nas áreas urbanas de todos os distritos do nosso município. Esses dados servirão para fornecer informações relevantes para que haja subsídios no que diz respeito à elaboração de planos de ação e em especial a fim de implantar o governo eletrônico em Macaé – explana Amélia.

Para essa pesquisa, dez pesquisadores entrevistaram 5531 moradores e 268 empresários.
Já a pesquisa de opinião para realização de obras levantou a preferência dos chefes de domicílios sobre a otimização das áreas ao longo da Avenida Pastor Edmundo Antunes da Silva, na Ajuda, e ao longo da Rua São José, no Centro. Essa coleta de informação foi um pedido da Câmara de Vereadores à Coordenadoria Geral do Programa Macaé Cidadão.