Peti realiza exposição dos assistidos no Solar do Mellos nesta quarta

13/04/2009 16:40:22 - Jornalista: Joanna Benjamin

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Macaé, localizado no bairro Fronteira, estará nesta quarta-feira (15) apresentando a exposição do projeto “Revivendo Portinari”, no Solar do Mellos, a partir das 19h. O projeto tem como objetivo usar a arte como veiculo de transformação social a todas as 100 crianças e jovens de sete a 14 anos atendidos pelo Peti.

Segundo a coordenadora do Peti da Fronteira, Viviane Menezes, durante o projeto pedagógico as crianças e jovens, além de conhecer a vida e obra de Portinari, pintor Brasileiro que produziu quase cinco mil obras, fizeram leituras e releituras de suas obras, pintando telas e fazendo trabalhos de decupagem.

- Ensinamos os assistidos a se expressar e comunicar através da arte, mantendo sempre uma atitude de busca pessoal e coletiva, articulando percepção, imaginação, emoção, sensibilidade e reflexão ao realizar e usufruir as produções artísticas, explicou a coordenadora, completando que durante exposição os visitantes poderão ver todos os trabalhos realizados pelos assistidos durante o projeto.

Quando a criança ou o adolescente é encaminhado para o Peti, o compromisso de ampliar os conhecimentos e experiências gerais por meio de atividade culturais, esportivas, artísticas e lazer no período complementar a escola.

- Além de fomentar e incentivar a complementação alimentar, contribuir para o sucesso das crianças na escola, efetuar pagamento de bolsa Peti para famílias que tiverem 85% de freqüência na escola, socializar os assistidos trabalhando a capacidade de viver em grupo, tolerância, frustração, perda, exercitar a liderança, cooperação entre outros complementos necessários para convivência em grupo, comentou.

O Peti é um programa co-financiado pelos governos federal, estadual e municipal realizado em Macaé no bairro Fronteira. O Peti recebe o público assistido em horário oposto ao que estão matriculados na rede de ensino, oferecendo atividades de reforço escolar, educação artística e física, leitura, culinária, meio ambiente, artesanato e acompanhamento multidisciplinar com assistente social, pedagogo, psicólogo e pessoal de apoio (merendeiras e serventes).

Páscoa- Na semana passada, os assistidos do Peti foram assistir o espetáculo Paixão de Cristo em comemoração a Páscoa. Nas atividades, o grupo resgatou o verdadeiro sentido da Semana Santa e desmistificou lendas e simbologias que foram criadas por conta da festa Cristã, mostrando a verdadeira importância da data.

-Nosso objetivo foi despertar nos assistidos o interesse de conhecer os símbolos pascais e significado de cada um, a influencia exercida pelo comércio sobre as pessoas nessa época do ano além de orientar os assistidos em como aplicar o verdadeiro valor da Páscoa no dia-a-dia com a família, na escola e na vida comunitária, comentou.