Plantando árvores para o futuro

19/09/2008 15:50:46 - Jornalista: Lourdes Acosta

Neste domingo, 21 de setembro, é o Dia da Árvore, data que marca um novo ciclo para o meio ambiente e o tempo de reforçar os apelos para a conscientização de todos em favor da sustentabilidade do planeta. É também o início da primavera. Para comemorar a data, a prefeitura está promovendo o plantio de mudas nativas no Horto Municipal. São Ipês, pau-brasil, paineiras, jequitibá, oiti, manga, jaca, acerola, graviola, abacate e muitas outras plantas nativas e frutíferas que estão sendo cultivadas. O foco é a sustentabilidade de Macaé.

O plantio está sendo feito pela Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape). As mudas serão usadas para a recuperação das matas ciliares, nascentes e áreas de restinga, e para fazer o reflorestamento de áreas degradadas, em parceria com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema).

- A prefeitura de Macaé, numa visão sustentável e de vanguarda, recuperou, revitalizou e ampliou o Horto Municipal Rui Pinto da Silva, ano passado, objetivando principalmente a produção de mudas frutíferas e da mata atlântica. A ampliação foi feita pensando na necessidade crescente de se manter a qualidade dos corpos hídricos, do ar e do solo, enfim, de tudo o que proporciona um meio ambiente sustentável, garantiu a presidente da Agrape, Mariana Machado.

Com a ampliação, o Horto agora tem a possibilidade de produzir cerca de 50 mil mudas mensais, que também são utilizadas nas praças e jardins do município.

Parcerias – A Agrape mantém parceria organizações não-governamentais como as ONG’s “Amigos da Serra” e “Vida Sustentável”, com o objetivo de revitalizar o meio ambiente. A Ong Amigos da Serra coleta sementes nativas da Mata Atlântica, leva para o Horto que produz as mudas e repassa aos membros da ong para o plantio e o reflorestamento das matas ciliares dos rios São Pedro, Macaé e córregos, além de algumas áreas no Trapiche e em Glicério. “Quanto à Ong Vida Sustentável, nós fornecemos as mudas e eles fazem o replantio através da ação dos escoteiros de Macaé”, destacou Mariana.

Além das mudas de plantas nativas e frutíferas, o Horto possui plantações de hortaliças, estufas, viveiros e espaço para educação ambiental, onde podem ser mostradas as técnicas de plantio e a importância da preservação das espécies.

- As mudas podem ser doadas às pessoas e às entidades. Nós fazemos sempre doações de hortaliças à Casa do Idoso e ao Lar São Francisco. Recentemente fizemos doação de 600 mudas para o projeto Agro-florestal do Assentamento Celso Daniel e a Emhusa, que utilizou na Estação de Tratamento e no Condomínio Cidadão, disse o engenheiro agrônomo Darlin Gravitol, superintendente de Agricultura da Agrape.

Ele informou que o Horto está aberto à visitação, bastando apenas agendar pelos telefones 2772-4390 e 2762-0715 e que o cidadão pode solicitar mudas, desde que tenha o compromisso de plantá-las.