PlusPoesia: evento cultural reúne poetas macaenses

18/10/2019 15:56:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Moisés Bruno - Arquivo Secom

Orla dos Cavaleiros terá distribuição de poemas, neste domingo (20)

Uma gama variada de ações poéticas será disparada pela cidade a partir de domingo (20), Dia do Poeta, até o Dia Nacional da Poesia, 31 de outubro, através do PlusPoesia. A programação é produzida pela Secretaria Municipal de Cultura visando entrelaçar poetas e amantes do gênero. Saraus, mostra de cinema, exposição de poesia visual, lançamento de livros, conferência literária e oficinas ocuparão a praia, a praça, o museu, as escolas, o polo universitário, o teatro e a galeria. Na estreia, dia 20, haverá distribuição de saches de pimenta e poemas em adesivos por toda a orla dos Cavaleiros, a partir das 13h, seguida do sarau de poesia, no Posto 2, às 15h.

O evento foi lançado para aproveitar em outubro as datas dedicadas a esse gênero literário com várias atividades culturais ao longo de onze dias. O nome dado ao projeto, PlusPoesia, demonstra a multiplicidade de caminhos da poesia e dos poetas contemporâneos, numa ressonância com o desejo revelado pelos poetas alemães do século XVIII.

Na Alemanha, o primeiro círculo de poetas românticos reunia-se na cidade de Jena em fins do século XVIII. Desse círculo, participaram grandes nomes da literatura alemã, entre eles os irmãos Wilhelm e Friedrich Schlegel e, mais tarde, com a fundação da revista Athenäum, o poeta Novalis. Seu livro Pólen foi um marco na crítica literária, pela nova forma que usava: em fragmentos e aforismos. Nele aparece o neologismo PlusPoesia, conceito criado por Novalis para se referir à poesia objetiva, lúcida e bela.

Entre as ações, na segunda-feira (21), às 15h, terá a mostra de poesia visual AdVERsa, na galeria do Centro Macaé de Cultura, destacando um tipo de poesia que poucas pessoas conhecem. “A AdVERsa é um gênero contemporâneo de poesia que se dá fora dos livros, numa relação direta com as artes plásticas”, explica o produtor do evento, Gerson Dudus. Serão 13 poemas de autores dos últimos 50 anos, todos brasileiros, dentre eles, Augusto de Campos (poesia concreta) e André Vallias (poesia digital). Na próxima semana, a Secretaria de Cultura divulgará o quadro completo das atividades.