Pólio: campanha continua até sexta

22/06/2009 15:02:49 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Rui Porto Filho

Vacina esta disponível nas unidades do PSF, no Pronto Socorro do bairro Aeroporto e no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas

A Campanha de vacinação contra a poliomielite continua até o dia 26. Em Macaé, a secretaria de Saúde, está disponibilizando a vacina nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF), no Pronto Socorro do bairro Aeroporto e no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. A campanha que é destinada às crianças com menos de cinco anos teve o seu dia D no último sábado. Segundo balanço parcial da gerencia de Imunização mais de 85% do público alvo foi imunizado.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, alerta os pais e responsáveis para a importância da vacina. “Temos que manter o país livre da doença e isso só é possível através da vacinação em massa. O Brasil já recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de que não há circulação do vírus da poliomielite no território nacional”, frisou, lembrando que a meta da secretaria de Saúde é imunizar 14.780 crianças.

A segunda etapa da campanha está prevista para o dia 22 de agosto. As gotinhas não têm contra-indicações. A aplicação não provoca dor e a vacina é a única forma de prevenir a doença.

Pólio - A poliomielite é uma infecção grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é contaminada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso. As consequências mais comuns ocorrem nos membros inferiores, mas o vírus também pode ocasionar uma lesão mais grave em um ou mais membros ou até mesmo levar à morte – por meio de uma tetraparalisia. A doença é causada e transmitida por um vírus que entra no organismo via oral.