Pólio: campanha prorrogada até sexta-feira

16/06/2008 14:33:56 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foi prorrogada até a próxima sexta-feira (20) a Campanha de Vacinação contra a paralisia infantil. A secretaria Especial de Saúde de Macaé, vacinou no sábado 14 mil crianças de zero a cinco anos contra a doença. Foram disponibilizados 53 postos distribuídos entre a área urbana e rural do município.

De acordo com a gerente do Programa de Imunização de Coordenação de Saúde Coletiva, Soraia Fernandes, o objetivo é atingir a meta estabelecida pele Ministério da Saúde de imunizar 15.235 crianças até o dia 20. A vacina está disponível nas unidades do Programa Saúde da Família e no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, das de 8h às 16h. Soraia lembra que os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacinação da criança. O secretário de Saúde, Luiz da Penha acrescenta que o objetivo da campanha é manter erradicada a poliomielite no Brasil.

Dados - Segundo dados da OMS, o panorama atual da doença aponta um total de 1.313 casos em 13 países em 2007. São quatro países considerados pólio-endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Além desses, outros nove países tiveram casos confirmados de poliomielite importados: Angola, Camarões, Chad, República Democrática do Congo, Sudão, Myanmar, Niger, Somália e Nepal.

Em 2008, até 3 de junho, foram confirmados 522 casos de poliomielite no mundo, representando um aumento significativo quando comparado ao mesmo período de 2007, com registro de 190 casos. Por esse motivo, as campanhas têm por objetivo garantir a manutenção da erradicação da poliomielite no Brasil. Por isso, é muito importante que os responsáveis pelos menores de cinco anos levem as crianças para que tomem as gotinhas que protegem contra a pólio.

A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo.